Institucional

Campus Rio Paranaiba

Ex-aluna da UFV-Rio Paranaíba é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

08/08/2025

A bióloga Jéssica Motta Campos, formada em Ciências Biológicas pela UFV – Campus Rio Paranaíba, é uma das autoras da obra Répteis do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais): atualização do conhecimento, lista comentada e guia fotográfico, finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025.

O livro concorreu na categoria Eixo Ciência e Cultura – Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia, e foi anunciado como finalista por sua “contribuição científica e compromisso com a divulgação do conhecimento sobre a fauna brasileira”.

A obra está disponível gratuitamente para download pelo link tinyurl.com/ydhk4uph

Prêmio Jabuti

Criado há 67 anos, o Prêmio Jabuti se consolidou como a mais relevante premiação do mercado literário brasileiro. Seu nome faz alusão à emblemática tartaruga presente na obra de Monteiro Lobato, simbolizando a tenacidade e a capacidade de superação de obstáculos.

Ao longo dos anos, o Prêmio evoluiu para incluir categorias inovadoras. Em 2024, com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), teve, pela primeira vez, sua modalidade acadêmica, com foco em obras científicas, técnicas e profissionais.

A cerimônia de premiação das obras vencedoras em cada categoria ocorreu na última terça-feira (5), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Nesta segunda edição, foram inscritas mais de 2 mil obras.