Institucional
Todos os campi
10/06/2025
A UFV conseguiu mais um reconhecimento nacional com a nota geral 2,97 obtida na autoavaliação baseada no Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP), cuja nota máxima é 3. O MMIP foi lançado, em 2023, pela Controladoria Geral da União (CGU) com o objetivo de consolidar a gestão da integridade pública como um pilar estratégico nos órgãos e entidades do Poder Executivo federal. Com esta pontuação, a Universidade alcançou o Nível 1 pleno de Maturidade na autoavaliação, que ocorreu de junho a agosto de 2024. Participaram da avaliação os órgãos do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública federal (Sitai), instituído pelo Decreto 11.529, de 16 de maio de 2023, no qual a UFV se insere.
A participação no diagnóstico e avaliação da maturidade em integridade pública se deu por meio do envio à CGU de um questionário, preenchido pela Unidade Setorial de Integridade na UFV, a Diretoria de Governança Institucional (DGI) e referenciado pelo Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGRC) da UFV.
Em uma análise do que a CGU denomina como “elementos”, a Universidade atingiu 100% quanto à sua Capacidade Organizacional para a Integridade (elemento 2) e quanto à Gestão e Desempenho da Integridade (elemento 3). No elemento 1, Governança e Estrutura Organizacional para a Integridade, alcançou 95%. Cada elemento é composto de uma série de indicadores, denominados macroprocessos-chave (KPAs) e sua implementação (existência e institucionalização) é a base para o alcance e a sustentação do nível de maturidade.
Em decisão do CGRC, a UFV adotou a estratégia de avaliação de cumprimento dos requisitos da integridade por “nível pleno”, no qual a cada nível deve-se atestar que os níveis anteriores foram plenamente implementados e consolidados. Desta forma, ao analisar os resultados dos macroprocessos-chave (KPAs) por Níveis, em uma escala que vai de 1 a 5, no nível 1 foi alcançado o percentual de 100% de implantação (nível pleno); no nível 2 de 98%, e no nível 3 de 98%. Isto demonstra a perspectiva de a UFV, muito em breve, alcançar 100% nos níveis 2 e 3.
No documento divulgado na época de lançamento do MMIP, foi mencionado que “o tema da integridade no setor público vem ocupando cada vez mais espaço nos debates mundo afora, especialmente nas discussões e estudos sobre como se pode avançar com medidas efetivas, capazes de proporcionar o fortalecimento das organizações públicas para enfrentar adequadamente diversos tipos de quebra de conduta que impacta na confiança e na entrega de bons resultados à sociedade”.
O diretor de Governança Institucional da UFV, Fabrício Tadeu da Silva, considera o excelente desempenho na autoavaliação como “fruto de um esforço conjunto de servidores comprometidos com a integridade e a boa governança na instituição”. Ele destaca o apoio da gestão, “essencial para a consolidação dessa cultura na Universidade”. O reitor Demetrius David da Silva avaliou como “fantástico” o resultado. “Ele reflete o brilhantismo do trabalho que vem sendo realizado na UFV”.
Para saber mais sobre as ações da Unidade Setorial de Integridade da UFV que subsidiaram o diagnóstico do MMIP, acesse a página da DGI.
A metodologia de cálculo do MMIP pode ser consultada no Referencial Téorico produzido pela CGU.
Premiação
Curso de Ciências Econômicas da UFV é vencedor do II Prêmio Mineiro de Economia
18/08/2025
Extensão
Inflação volta a subir em Viçosa em julho
18/08/2025
Serviços
Sistema para lançamento da carga horária da Bolsa de Aprendizagem e Aprimoramento Profissional fica aberto até quinta-feira
18/08/2025
Institucional
Pesquisa aprimora tecnologia que substitui o ovo para pessoas veganas e alérgicas ao produto
14/08/2025
Pesquisa aprimora tecnologia que substitui o ovo para pessoas veganas e alérgicas ao produto
14/08/2025
Departamento de Comunicação Social vivencia semana marcante com inauguração de nova sede e início do Programa de Pós-Graduação
15/08/2025
Curso de Medicina Veterinária da UFV é acreditado por Sistema Arcu-Sul
13/08/2025
PEC divulga editais Funarbex, Pibex e Pibex Jr de Iniciação à Extensão Universitária
13/08/2025
Campus Rio Paranaíba sedia II Fórum Educação no Alto Paranaíba
13/08/2025