Institucional
Todos os campi
05/06/2025
A professora do Departamento de Letras da UFV, Idalena Oliveira Chaves, acaba de lançar um e-book de acesso gratuito: Português como língua de herança na Ásia e Oceania. O livro é fruto de sua pesquisa de doutorado na Universidade de Brasília e na Hankuk University of Foreign Studies - Seoul Campus, na Coreia do Sul. Idalena é também coordenadora do Curso de Extensão em Português para Estrangeiros (Celipe), do Programa Idiomas Sem Fronteiras.
A obra destaca o impacto e o poder da língua portuguesa na vida dos imigrantes, evidenciando sua relevância para a identidade, a conexão cultural e a transmissão do conhecimento às novas gerações.
Uma língua de herança, também conhecida como ancestral ou familiar, é uma língua minoritária, ou não oficial, que é passada através de gerações, dentro de uma família, geralmente em contextos domésticos ou dentro de uma comunidade menor. Segundo a autora, o livro nasce do desejo de compreender as práticas do Português como Língua de Herança na Ásia e Oceania e oferecer ao leitor, interessado no tema, um panorama das iniciativas e desafios enfrentados por aqueles que se dedicam à preservação do português falado no Brasil nesse contexto.
Neste primeiro volume, O Português como Língua de Herança e de Acolhimento para Crianças e Jovens Brasileiros e Estrangeiros Fora de Suas Culturas de Origem, a autora reflete sobre política linguística familiar, vivências, histórias e desafios.
Institucional
IPC-Viçosa de novembro registra segunda deflação do ano
09/12/2025
Institucional
Grupo de Pesquisa da UFV descobre nova espécie de lambari na microrregião de Viçosa
08/12/2025
UFV na Mídia
Ex-aluno integra lista da Nature de cientistas notáveis em 2025
10/12/2025
Institucional
UFV recebe comissão que acompanha implantação do curso de Medicina no campus Rio Paranaíba
09/12/2025
IPC-Viçosa de novembro registra segunda deflação do ano
09/12/2025
Grupo de Pesquisa da UFV descobre nova espécie de lambari na microrregião de Viçosa
08/12/2025
Reunião do Foripes celebra dois anos da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica
09/12/2025
UFV recebe comissão que acompanha implantação do curso de Medicina no campus Rio Paranaíba
09/12/2025
Universidade oferece mais de 300 vagas em processo seletivo de vagas ociosas
08/12/2025