Institucional
Todos os campi
05/06/2025
A professora do Departamento de Letras da UFV, Idalena Oliveira Chaves, acaba de lançar um e-book de acesso gratuito: Português como língua de herança na Ásia e Oceania. O livro é fruto de sua pesquisa de doutorado na Universidade de Brasília e na Hankuk University of Foreign Studies - Seoul Campus, na Coreia do Sul. Idalena é também coordenadora do Curso de Extensão em Português para Estrangeiros (Celipe), do Programa Idiomas Sem Fronteiras.
A obra destaca o impacto e o poder da língua portuguesa na vida dos imigrantes, evidenciando sua relevância para a identidade, a conexão cultural e a transmissão do conhecimento às novas gerações.
Uma língua de herança, também conhecida como ancestral ou familiar, é uma língua minoritária, ou não oficial, que é passada através de gerações, dentro de uma família, geralmente em contextos domésticos ou dentro de uma comunidade menor. Segundo a autora, o livro nasce do desejo de compreender as práticas do Português como Língua de Herança na Ásia e Oceania e oferecer ao leitor, interessado no tema, um panorama das iniciativas e desafios enfrentados por aqueles que se dedicam à preservação do português falado no Brasil nesse contexto.
Neste primeiro volume, O Português como Língua de Herança e de Acolhimento para Crianças e Jovens Brasileiros e Estrangeiros Fora de Suas Culturas de Origem, a autora reflete sobre política linguística familiar, vivências, histórias e desafios.
Institucional
UFV participa de campanha da Defensoria Pública para coleta de absorventes
25/08/2026
Serviços
RU III fica fechado desta sexta-feira a domingo
25/08/2026
Institucional
Hasteamento de bandeiras e foto oficial marcam celebração dos 100 anos da UFV nesta quarta-feira
25/08/2026
Institucional
DSA promove encontro sobre aleitamento materno no Agosto Dourado
26/08/2026
UFV participa de campanha da Defensoria Pública para coleta de absorventes
25/08/2026
Hasteamento de bandeiras e foto oficial marcam celebração dos 100 anos da UFV nesta quarta-feira
25/08/2026
DSA promove encontro sobre aleitamento materno no Agosto Dourado
26/08/2026
UFV realiza 4ª e maior meia maratona em um final de semana de festa em Viçosa
24/08/2026
PPG informa resultado final do Edital de Capacitação de Curta Duração no Exterior CAPES Global – Rede INTEGRAT
25/08/2026