Institucional

Todos os campi

Em documentário com cinco episódios, pesquisadores da UFV discutem ciência e mudanças climáticas

01/06/2025

Na semana marcada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente — 5 de junho — e a dois meses da realização da COP 30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que será sediada no Brasil, a Universidade Federal de Viçosa lança uma série especial em vídeo que destaca as contribuições da ciência frente a um dos maiores desafios da atualidade: as mudanças climáticas.

Na série documental Mudanças climáticas e as fronteiras da ciência no mundo em transformação, o tema é transversal na sua complexidade e também nas abordagens científicas para compreensão e mitigação. Como deve ser em uma universidade comprometida com o conhecimento e a transformação social, pesquisadores de diferentes áreas na UFV têm se dedicado a estudar causas, prever impactos e propor soluções.

Com esse olhar interdisciplinar, a série Mudanças climáticas e as fronteiras da ciência no mundo em transformação foi estruturada em cinco episódios, que serão lançados ao longo da semana, explorando diferentes aspectos do fenômeno que já afeta diretamente a forma como vivemos e viveremos no planeta.

O primeiro episódio, intitulado A ciência antecipando o futuro, reúne os pesquisadores Carlos Ernesto Schaefer (Departamento de Solos), Gabrielle Ferreira Pires (Departamento de Engenharia Agrícola) e Ulisses Bifano Comini, diretor de Meio Ambiente da UFV. Eles discutem como a ciência pode prever e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, que já estão em curso e impactam a sociedade global.

A produção é da Diretoria de Comunicação Institucional da UFV (DCI) e está disponível no Canal da UFV no YouTube.