Institucional
Todos os campi
16/04/2025
Existem diferenças na formação de jogadores de futebol nos diversos países? Parece que sim. Mas como identificar quais caminhos de desenvolvimento de talentos e atividades contribuem mais para a participação no alto rendimento? Comparar os modelos de desenvolvimento de jovens jogadores de futebol no Brasil e na Espanha, buscando entender como as diferentes experiências e atividades esportivas influenciam o desempenho de atletas de elite, foi o objetivo de uma tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFV, no final de 2022. Os resultados foram apresentados, este ano, em abril, para a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e fazem parte agora da FIFA Training Centre, uma plataforma on-line gratuita que oferece conteúdo para treinar e desenvolver treinadores e jogadores de futebol de todo o mundo.
No trabalho desenvolvido na UFV, em cotutela com a Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha), o pesquisador Guilherme Machado, orientado pelo professor Israel Teoldo da Costa, avaliou como jovens promissores da categoria sub-18 de times de elite são treinados na Espanha e no Brasil. “Coletamos informações detalhadas sobre experiências esportivas dos jogadores desde a infância, incluindo a idade em que começaram a jogar futebol, a quantidade de tempo gasto em diferentes atividades, como futebol, futsal e outros esportes, e como era a estrutura de seus treinos. O objetivo foi identificar diferentes caminhos de desenvolvimento de talento entre jogadores brasileiros e espanhóis”, explicou Guilherme.
A pesquisa revelou algumas diferenças marcantes e sugeriu o que as duas potências do futebol, bem como outros países, poderiam aprender uma com a outra. Segundo o pesquisador, na Espanha, o sistema é caracterizado pelo engajamento precoce, no qual os jogadores começam a praticar futebol mais cedo e se concentram principalmente nessa modalidade. No Brasil, o sistema é caracterizado pela diversificação especializada, em que os jogadores se envolvem em diversas atividades relacionadas ao futebol, incluindo futsal, treinamento e participação em futebol recreativo, desde a infância.
Os resultados, de acordo com o pesquisador, forneceram um entendimento mais profundo das diferentes estratégias de desenvolvimento. “Por exemplo, a pesquisa sugere que a Espanha poderia explorar mais o uso do futsal como parte de seu sistema de formação, enquanto o Brasil poderia considerar adotar uma abordagem mais gradual na introdução de jogadores ao formato 11x11, passando por formatos adaptados em idades mais novas, como o 5x5, 8x8 e 10x10”, disse Guilherme.
A pesquisa gerou uma metodologia testada e aplicada no projeto UFV Soccer Academy, que atende crianças de 4 a 15 anos da comunidade de Viçosa e região. Foi considerada um modelo no Brasil e na América do Sul e recebeu uma premiação da FIFA em 2020 como um dos sete melhores projetos de futebol do mundo.
Institucional
UFV inicia construção de Complexo Esportivo
22/04/2025
Falecimento
Lucas Augusto Cruz de Paiva (1997 - 2025)
22/04/2025
Serviços
PGP divulga cronograma da folha de pagamento de maio
22/04/2025
Institucional
Divulgado Relatório da Etapa Final do VII Ciclo de Autoavaliação Institucional
22/04/2025
UFV inicia construção de Complexo Esportivo
22/04/2025
Divulgado Relatório da Etapa Final do VII Ciclo de Autoavaliação Institucional
22/04/2025
Cursos de pós-graduação stricto sensu abrem inscrições
22/04/2025
Divulgadas candidaturas homologadas para escolha do diretor-geral do campus Florestal
16/04/2025
Pesquisa da UFV sobre formação de jogadores de futebol vira referência em plataforma da Fifa
16/04/2025