Institucional

Campus Viçosa

Documentário sobre mulheres agricultoras produzido em parceria com a UFV é lançado na França

09/04/2025

Mulheres em um auditório olham para uma imagem projetada em uma tela branca na parede em frente.

O Projeto Gengibre, realizado em parceria com a UFV, rendeu diversos frutos. O último deles foi o lançamento do documentário Raízes da Resistência nessa terça-feira (8), em Paris, na França. A obra dá voz a mulheres agricultoras engajadas na construção da agroecologia e do feminismo no Vale do Ribeira (SP) e na Zona da Mata mineira, demonstrando a percepção delas sobre seus trabalhos, ameaças a seus territórios, produção e desigualdade de gênero.

A exibição do documentário ocorreu durante o Colóquio Internacional Agroecologia, Gênero e Conflitos Socioambientais: aprendizados e diálogos a partir de experiências brasileiras na França. Antes dela, o filme havia estreado no Cineclube Carcará do campus Viçosa, na última semana, com a presença de cerca de 100 mulheres agricultoras familiares, quilombolas e indígenas, de 11 municípios da Zona da Mata mineira.

6 mulheres de idades e etnias diferentes estão em uma mesa, de frente para plateia de mulheres. Há apenas 1 homem.

O lançamento marcou o fim das ações previstas pelo projeto Gengibre, que, desde julho de 2021, realizou diversas atividades, com o objetivo principal de compreender a relação entre mulheres envolvidas com a agroecologia e com movimentos feministas e a natureza. Ele contou com a coordenação da pesquisadora do Institut de Recherche pour le Développement (IRD) Isabelle Hillenkamp e colaboração de pesquisadores da UFV, vinculados aos departamentos de Economia Rural (DER) e de Solos (DPS), além do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), Sempreviva Organização Feminista e Universidade de Toulouse.

Pequeno auditório marrom claro com as cadeiras todas ocupadas por mulheres de idades e etnias diferentes. As mulheres com as mãos levantadas estavam em um cinema pela primeira vez

Pela UFV, participaram do acordo os professores Maria Alice Mendonça e Alair de Freitas, do DER, e Irene Cardoso, do DPS, além de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. A iniciativa possibilitou variadas trocas de conhecimentos e experiências permeadas por ineditismos. Como destaca a equipe coordenadora do projeto, o lançamento do documentário foi um momento “de grande emoção, simbolismo e afirmação das agricultoras”. A maioria delas, incluindo as personagens do filme, nunca havia ido ao cinema e teve ainda a oportunidade de, pela primeira vez, viajar de avião e conhecer um novo país.

Abaixo segue o trailer do documentário Raízes da Resistência, que pode ser conferido na íntegra na página do IRD.

Fotos: Erwan Floc'h e Gengibre