Institucional

Campus Viçosa

UFV realiza Colação de Grau da primeira turma de formandos de fevereiro de 2025

14/02/2025

A conquista do diploma de ensino superior e os aprendizados alcançados na UFV foram celebrados por mais de 500 formandos dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e de Humanas, Letras e Artes (CCH) na última sexta-feira (14). A Sessão Solene de Colação de Grau aconteceu no Espaço Multiuso, do campus Viçosa, com a presença de muitos familiares e amigos dos novos profissionais, além de servidores da Universidade.

Os anos de graduação foram relembrados no discurso da oradora da turma Aline de Sousa Brites, do curso de Comunicação Social, que destacou a oportunidade de conviver com “estudantes de todos os cantos do Brasil e do mundo, com costumes, habilidades e vivências que ampliaram horizontes e ensinaram sobre respeito às diferenças e tolerância”. Falou também das experiências extraclasse vivenciadas, como a participação em atléticas, empresas juniores, centros acadêmicos, projetos de extensão e de iniciação científica, e afirmou: “O que fica são as histórias, a saudade, e a certeza de que tudo o que vivemos aqui nos preparou (...) Agora, o desafio será se colocar à frente das inúmeras mudanças que os próximos anos reservam”.

Escolhida pelos formandos como paraninfa, a pró-reitora de Ensino e professora do Departamento de Educação, Cristiane Aparecida Baquim, expressou sua gratidão “por ser parte deste momento inesquecível” e enfatizou em seu discurso a palavra Ubuntu, originária das línguas africanas e que significa: “Eu sou porque nós somos". A partir desse conceito, a paraninfa reforçou que na sala de aula, estágios e noites de estudo, os formandos aprenderam que o trabalho em equipe, a troca de ideias e o olhar atento ao outro são fundamentais para o crescimento pessoal e coletivo. Desejou que eles levem consigo muito mais do que conhecimento técnico, mas “o poder de transformar, de liderar com empatia, de construir pontes onde há muros, reconhecendo que, ao ajudar o outro a crescer, também crescemos”.

A importância de contribuir para a transformação da sociedade também foi lembrada pelo reitor Demetrius David da Silva, que em seu pronunciamento recomendou "sejam, a partir de hoje, herdeiras e herdeiros do maior legado que a UFV pode oferecer: o exemplo vivo de apreço à vida, de respeito às diferenças, de empatia diante do sofrimento, de solidariedade diante do padecimento e das privações e de valorização da educação e do conhecimento científico". Ele ainda solicitou que os formandos "honrem o compromisso de serem parte da UFV e a levem, de agora em diante, em seus corações e em suas mentes por onde forem."

Homenagens

Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a entrega da placa de homenagem a todos os pais para Thanise Sara Rosa, mãe da formanda Thamara Rosa Pedro, do curso de Ciências Sociais. Quem também recebeu uma placa de homenageada geral da turma foi a Aparecida Teixeira Pereira de Souza, conhecida como a “tia do doce”.

Para alguns formandos a entrega do diploma teve ainda um motivo a mais para ser celebrada, já que conquistaram as medalhas Presidente Bernardes de prata e de ouro pela excelência obtida durante seus cursos de graduação. Foram entregues medalhas de ouro para Bruna de Oliveira Alves, do curso de Enfermagem, e Marco Aurélio Silva Juscelino, do curso de Serviço Social, além de 23 medalhas de prata para estudantes de destaque do CCB e CCH.

Todos os momentos contaram com transmissão ao vivo e a gravação continua disponível pelo canal oficial da UFV e com audiodescrição pelo @ufvmaisacessivel. Os registros da cerimônia podem ser conferidos no álbum de fotos.  

Vale lembrar que na próxima quinta-feira (20) acontecerá a formatura do campus Rio Paranaíba e na sexta-feira (21) colarão grau os formandos dos centros de Ciências Agrárias (CCA) e de Exatas e Tecnológicas (CCE).

Fotos: Daniel Sotto Maior

 Maria Fernanda Neves (bolsista)