Institucional
Todos os campi
20/12/2024
O reitor Demetrius David da Silva assinou, na última quinta-feira (19), um acordo de parceria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab-ZM).
O projeto é o segundo a ser desenvolvido entre o Cisab e a UFV, e o primeiro com a temática de esgotamento sanitário, dando continuidade aos esforços institucionais de trabalhos conjuntos. Neste primeiro ciclo, com duração de dois anos, serão atendidas 14 cidades da Zona da Mata mineira (incluindo Viçosa), com área de influência correspondente a uma população de 344.055 habitantes.
A iniciativa será coordenada pelo professor André Pereira Rosa, do Departamento de Engenharia Agrícola, que participou da assinatura, com o reitor e a vice-reitora Rejane Nascentes. Estiveram também Luciana Moreira, diretora do SAAE de Senador Firmino, representando a prefeitura do município; Iolanda Gonçalves, superintendente do Cisab; Elenice Pereira Delgado Santelli, prefeita de Lima Duarte e nova presidente eleita do Cisab; acompanhada de seus assessores, Carlene Delgado Lacerda e Kalyan Pereira de Oliveira Silva, que é diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Lima Duarte; e Ulisses Bifano, diretor de Meio Ambiente da UFV.
O acordo de parceria será realizado para desenvolver o Programa de melhorias e readequação operacional de Estações de Tratamento de Esgoto nos municípios consorciados ao Cisab - Zona da Mata Mineira.
O projeto tem por objetivos a realização de diagnósticos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) já instaladas e em processo de instalação nos municípios consorciados ao Cisab-ZM; proposição de readequações e melhorias operacionais das ETEs, conforme legislação ambiental e aspectos de projeto; proposição de alternativas para o gerenciamento de subprodutos gerados no tratamento de esgoto (lodo, biogás e escuma), assim como a concepção de Manual de Operação e Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para as ETEs.
Segundo o coordenador da parceria, professor André Pereira Rosa, “o acordo é de extrema relevância para a promoção do saneamento nos municípios da Zona da Mata mineira. Na grande maioria dos municípios, quase a totalidade do esgoto doméstico gerado pela população é lançado em cursos d´água sem o devido tratamento, o que traz impactos negativos ao meio ambiente, assim como a disseminação de doenças. O aprimoramento operacional das ETEs já instaladas e a atuação conjunta com as companhias de saneamento, à luz de critérios técnico-científicos, poderão trazer melhorias nas condições de saneamento da região”.
O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais é uma associação pública, composta por municípios da Zona da Mata de Minas Gerais, que tem por objetivo prestar apoio em serviços de saneamento básico às cidades consorciadas. Atualmente, agrega 50 municípios, com população total estimada de 1 milhão de habitantes.
Extensão
Revista Elo encerra volume 13 e convida pesquisadores para publicação na próxima edição
23/12/2024
Serviços
PGP divulga cronograma da folha de pagamento de janeiro
23/12/2024
Institucional
Divisão orienta sobre coleta de resíduos no período de fim de ano
23/12/2024
Institucional
Reitor destaca avanços da UFV em mensagem de fim de ano
23/12/2024
Divisão orienta sobre coleta de resíduos no período de fim de ano
23/12/2024
Reitor destaca avanços da UFV em mensagem de fim de ano
23/12/2024
UFV publica edital de seleção de estudantes de graduação para primeiro semestre de 2025; são mais de três mil vagas em 67 cursos
20/12/2024
Ministério da Gestão e Inovação estabelece ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro a partir das 14h
19/12/2024
Universidade firma novo acordo de parceria com Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais
20/12/2024