Institucional
Todos os campi
18/12/2024
Duas posses marcaram a semana na UFV. Na terça-feira (17), o professor Magnus Luiz Emmendoerfer, do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD), assumiu a direção do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), substituindo o professor Marcelo José Braga, que, nesta quarta (18), tomou posse como novo chefe do Departamento de Economia Rural (DER).
A primeira cerimônia aconteceu na reitoria, com a presença de coordenadores de programas de pós-graduação, diretores dos centros de ciências e diferentes chefes de departamentos, o que, segundo o reitor Demetrius David da Silva, mostra que o IPPDS cumpre sua função de ser um Instituto que incentiva a transdisciplinaridade de projetos que atendam às demandas da sociedade. Ele citou, como exemplo, o envolvimento recente de pesquisadores em temas requeridos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Durante o evento, o professor Magnus, que é coordenador-geral da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, se comprometeu, em seu mandato de quatro anos no IPPDS, fortalecer o espírito de colaboração dos grupos de pesquisa com temas de grande importância para a sociedade, como pobreza e segurança alimentar. A proposta é fornecer resultados de pesquisa que promovam mudanças em políticas públicas e ressaltem a relevância do trabalho realizado em uma universidade pública.
Ao professor Marcelo, que exerceu dois mandatos à frente do IPPDS, a administração da UFV concedeu uma placa em agradecimento ao trabalho de consolidação dos grupos de pesquisa multidisciplinares do Instituto - que está vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - e que, em 2025, completará 15 anos. A placa foi entregue pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Raul Guedes.
Um dia após “passar o bastão” da direção do IPPDS, o professor Marcelo assinou, na sala de reuniões do Centro de Ciências Agrárias (CCA), o termo de posse como chefe do Departamento de Economia Rural, onde atua como docente desde 1997. Ele substitui o professor Janderson Damaceno dos Reis, que ocupou a função nos últimos quatro anos, período que considera ter sido de muito aprendizado. Ao ex-chefe o reitor agradeceu pelo trabalho, pela postura institucional e pela parceria no enfrentamento e atendimento de demandas históricas do DER. Ao novo chefe desejou que ele dê continuidade ao que vinha sendo feito pelo professor Janderson, ajudando a colocar o Departamento de Economia Rural no lugar que merece. E, de fato, esta é a intenção do professor Marcelo.
Ao citar seus 27 anos de atuação no DER, ele disse acumular experiência e aprendizado que, dentre outras ações, o motivam a recuperar no Departamento, por exemplo, o olhar das ciências sociais na interpretação da realidade rural e a refletir sobre a importância delas nas ciências agrárias. Em sua avaliação, o Departamento de Economia Rural tem uma função muito aglutinadora dentro do CCA em relação às questões demandadas pela sociedade.
O professor Marcelo lembrou que, nos últimos anos, os departamentos de economia rural de outras instituições passaram por muitas mudanças, alguns, inclusive, incorporando novas temáticas, e que é preciso também reformular a forma de atuação do DER, se colocando mais presente nas questões nacionais. E esta é uma das razões que o motivaram a assumir a chefia: contribuir com a sociedade. Para isso, disse que espera contar com o apoio de todos para que o Departamento possa cumprir o seu papel.
O diretor do CCA, Mário Luiz Chizzotti, também deixou registrado o seu agradecimento ao professor Janderson, pelo empenho e dedicação, e o seu desejo de um bom trabalho ao professor Marcelo. Lembrou a importância do DER, que conta com dois cursos de graduação bastante expressivos (Agronegócio e Cooperativismo) e dois programas de pós-graduação stricto sensu muito bem avaliados: Economia Aplicada e Extensão Rural.
As duas cerimônias de posse tiveram a presença da vice-reitora Rejane Nascentes, de pró-reitores, diretores de centros de ciências, além de professores e técnicos de diferentes setores da Universidade.
Institucional
Ministério da Gestão e Inovação estabelece ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro a partir das 14h
19/12/2024
Institucional
Universidade firma novo acordo de parceria com Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais
20/12/2024
Institucional
UFV publica edital de seleção de estudantes de graduação para primeiro semestre de 2025; são mais de três mil vagas em 67 cursos
20/12/2024
Falecimento
Marilane de Souza Bhering (1990 - 2024)
19/12/2024
Ministério da Gestão e Inovação estabelece ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro a partir das 14h
19/12/2024
Universidade firma novo acordo de parceria com Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais
20/12/2024
UFV publica edital de seleção de estudantes de graduação para primeiro semestre de 2025; são mais de três mil vagas em 67 cursos
20/12/2024
Reitor recebe Medalha e Placa do Mérito do Crea-MG
19/12/2024
Prazo de adesão ao Selo UFV+Sustentável termina no próximo domingo
19/12/2024