Institucional

Campus Viçosa

Cursos da UFV obtêm renovação de reconhecimento do MEC

12/12/2024

O campus Viçosa da UFV recebeu virtualmente, de agosto a dezembro deste ano, comissões externas de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização de avaliações de cursos de graduação. Dentre os seus objetivos estava a renovação do reconhecimento de 13 cursos junto ao Ministério da Educação (MEC).

Nessas avaliações, nove conquistaram a nota máxima (5). Foram eles: os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação do Campo, Física, Matemática, Pedagogia e Química, e os de Bacharelado em Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Física e Química. Outros quatro obtiveram nota 4: as licenciaturas em Dança e Química e os bacharelados em História e Matemática.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, “esses excelentes resultados reafirmam o compromisso da UFV com a qualidade acadêmica e com o contínuo aprimoramento dos cursos, garantindo a formação de excelência para seus estudantes e contribuindo para o desenvolvimento da educação superior no país.”

Sobre a avaliação

A avaliação do Inep/MEC para renovação do reconhecimento dos cursos faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n° 10861/2004 e é realizada com base em um instrumento composto por três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. Cada dimensão é analisada por meio de indicadores que vão de 1 a 5, e a média das notas dessas dimensões resulta no conceito do curso, que também varia de 1 a 5.

Na UFV, o processo de avaliação é coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE), que oferece orientação e apoio às comissões coordenadoras de cursos/Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), que têm como função garantir a participação ativa de estudantes e de servidores docentes e técnico-administrativos nas avaliações, promovendo um ambiente colaborativo e de constante aprimoramento. O processo inclui o preenchimento de questionários, a apresentação de documentos comprobatórios, visitas virtuais às instalações dos cursos e da instituição, além de reuniões com dirigentes, docentes, estudantes e pessoal técnico-administrativo. 

Após a avaliação, a PRE recebe o relatório final do MEC e, em conjunto com os cursos avaliados, analisa os resultados. Como lembrou Cristiane Baquim, esse trabalho colaborativo tem gerado discussões produtivas sobre metodologias de ensino, novas demandas do mercado de trabalho e a atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, “sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem”.

Participação da CPA-UFV

Em todas as ocasiões de visitas de avaliadores externos para reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, as comissões avaliadoras também se reúnem com a Comissão Própria de Avaliação da UFV (CPA). Ela tem por finalidade coordenar o processo de autoavaliação institucional, no âmbito da Lei dos Sinaes, contemplando as dez dimensões de atuação institucional nela previstas, além de sistematizar e prestar informações ao Inep/MEC sobre o referido processo, seus resultados e as respectivas ações para o aprimoramento institucional que refletem na melhoria das condições de oferta dos cursos de graduação.