Institucional

Todos os campi

Pesquisadores debatem no campus Viçosa prevenção e controle de infecções associadas à assistência à saúde na América Latina

04/12/2024

Grande sala de reuniões com piso de madeira, mesa anelar com muitas pessoas ao redor e brasão da UFV na parede ao fundo à esquerda. Ao fundo à direita, janelas grandes e altas com cortinas claras e franzidas que vão do teto ao chão. Desde a última segunda-feira (2), o campus Viçosa está sediando um encontro de pesquisadores vinculados ao projeto HAInnovPrev, que busca capacitar o ensino superior de enfermagem com práticas inovadoras de prevenção e controle de infecções associadas à assistência à saúde na América Latina.

Três mulheres sentadas à mesa. À esquerda: mulher jovem, alta, branca, cabelos lisos e longos. Ao centro, Luciene: magra, branca, cabelos lisos médios e óculos corretivo. À direita,  Rejane: branca, cabelos lisos na altura dos ombros. Beltrana está no meio, olha para a direita e fala ao microfone, sendo observada por Rejane. O projeto, financiado pela União Europeia (Programa Erasmus+), é coordenado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Portugal) e envolve pesquisadores da Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade Andina de Cusco (Peru), Universidade Nacional Autônoma de Chota (Peru) e as universidades federais do Rio de Janeiro e de Viçosa. Na UFV, ele é coordenado pela professora Luciene Muniz Braga Daskaleas (centro da foto), do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM).

Para dar início às atividades e ressaltar a importância da proposta, no primeiro dia do evento os pesquisadores das diferentes instituições se reuniram, no Salão Nobre do campus, com a vice-reitora Rejane Nascentes, a pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, João Marcos de Araújo; o diretor de Relações Internacionais, Vladimir Di Iorio, e outros representantes da UFV. Ao longo da semana, as atividades vêm acontecendo no DEM, envolvendo professores, técnicos e estudantes de Enfermagem e também enfermeiros de prática clínica, além de outros profissionais que atuam nos diferentes serviços de saúde.

Até esta sexta-feira (6), eles discutirão melhorias na formação do profissional de Enfermagem, a partir da construção de um modelo pedagógico inovador que possibilite melhorar a segurança e qualidade da assistência à saúde. Também estarão em debate as novas fases de trabalho da equipe do projeto.

A expectativa é que os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores possam preparar os estudantes para se tornarem agentes proativos de mudança e, com isso, impactarem diretamente na redução das infecções relacionadas à assistência à saúde e à resistência antimicrobiana.

Dezenas de pessoas, entre homens e mulheres de diferentes idades e etnias. Todas estão de pé em duas fileiras, lado a lado, olhando na nossa direção e sorrindo. Na parede ao fundo, o brasão da UFV.

 

HAInnovPrev

Segundo informações disponíveis no site do HAInnovPrev, o projeto é uma extensão do InovSafeCare, lançado em 2018 por um consórcio de cinco instituições de ensino superior europeias. O objetivo era melhorar o conteúdo educacional e os métodos de ensino nos cursos de graduação em Enfermagem da Europa no que diz respeito à prevenção e controle de infecções associadas à assistência à saúde. Em função dos desafios semelhantes e recorrentes enfrentados pelas instituições de ensino superior da América Latina, em 2023, foi iniciado o projeto HAInnovPrev.