Institucional

Todos os campi

Programa Lixo Zero recebe prêmio de Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública

04/12/2024

O Programa Lixo Zero da UFV, realizado durante as edições da Semana do Fazendeiro desde 2018, recebeu o Prêmio A3P de Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública, na categoria Gestão Adequada dos Resíduos Gerados. A premiação aconteceu durante o 13º Fórum A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, realizado em Brasília, entre os dias 26 e 28 de novembro. A Universidade foi representada, na premiação, pelo seu diretor de Meio Ambiente, Ulisses Bifano Comini.

A metodologia Lixo Zero tem como objetivo evitar o envio para o aterro sanitário de, pelo menos, 90% dos resíduos gerados na Semana do Fazendeiro. Com muito planejamento e comprometimento dos organizadores, o Programa garantiu que, ao longo desses anos, parte importante dos resíduos fosse encaminhada para a reciclagem, compostagem ou reúso agrícola. Segundo Ulisses Bifano, este ano, foram coletadas quase 22 toneladas de resíduos, com apenas 5,9% deste total (1.298 kg) sendo encaminhadas para aterro sanitário.

Ulisses Bifano, à esquerda, com os demais ganhadores do prêmio

 

A premiação

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção voluntária da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública, enquanto promove a preservação do meio ambiente.

Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos. A premiação, que este ano chegou à 10ª edição, é uma forma de prestigiar as melhores iniciativas nas seguintes categorias: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Gestão adequada dos resíduos geradosQualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; Contratações públicas sustentáveis e Construções sustentáveis. Em 2024, a organização do Prêmio A3P recebeu a inscrição de 128 iniciativas.

Para o diretor de Meio Ambiente, “a premiação reflete o compromisso institucional em produzir práticas sustentáveis que sirvam de modelo para a formação dos estudantes e a para mudança da sociedade”. Ulisses Bifano lembra, ainda, que os resultados representam um esforço coletivo de setores e pessoas que coordenam a Semana do Fazendeiro.