Institucional
Campus Viçosa
25/11/2024
O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, participou da mesa de abertura da etapa final do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência - Por Um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável. Realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), esta etapa reuniu representantes das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação para concluir a construção de um Plano Estadual.
Demetrius, que é também presidente do Fórum das Instituições Públicas do Estado Minas Gerais (Foripes), destacou que Minas Gerais é o estado com maior número de universidades federais do país, 11 ao todo, e que é possível fazer mais pela ciência, tecnologia e inovação, desde que se tenha a continuidade das políticas públicas. “Precisamos de uma política de estado e não de governo. Nesse sentido, esse plano estadual é aguardado há muito tempo, porque tende a garantir a maior estabilidade da pesquisa científica e tecnológica, que é um investimento de longo prazo”.
A presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e da Rede Mineira de Inovação, Adriana Ferreira de Faria, que é também diretora executiva do tecnoPARQ/UFV, lembrou que o caminho para a promoção da inovação é por meio da interação das universidades, instituições tecnológicas, empresas, setores produtivos e o governo. “É muito importante ter esses agentes em um Fórum para que possam trabalhar juntos na construção de uma política de estado e mantermos a perenidade de investimentos e recursos em ambientes promotores de inovação para soluções inovadoras que garantam bem-estar, saúde e qualidade de vida a todos”.
A abertura do evento foi conduzida pela presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputada Beatriz Cerqueira. Os debates dessa etapa final ocorrerão até quarta-feira (27), com aprovação do documento definitivo do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a eleição do comitê de representação.
Participam das discussões reitores de universidades estaduais e federais e representantes de entidades públicas e privadas voltadas para a ciência e a tecnologia. Todas as discussões podem ser conferidas pelo YouTube da ALMG.
Representantes da UFV nas discussões da etapa final
Sobre o Fórum
O Fórum Técnico teve início em 2019 e foi interrompido no ano seguinte, devido à pandemia de covid-19. Com etapas regionais, o evento passou por sete cidades-polo do estado, dentre elas, Viçosa. A programação dos encontros incluiu palestras sobre a importância da construção do plano estadual e sobre o cenário, as potencialidades e os desafios regionais nessa área.
Na etapa final do Fórum Técnico, os participantes aprovam e priorizam propostas que vão subsidiar a elaboração do futuro Plano Estadual, a ser encaminhado à ALMG pelo Executivo. Nessa etapa, há uma parte destinada a palestras; outra reservada às atividades dos grupos de trabalho vinculados aos eixos temáticos; e a plenária final.
Todos os detalhes do Fórum e o documento final poderão ser acompanhados pelo site da ALMG.
Fotos: Guilherme Bergamini/ALMG
Institucional
CAp-Coluni tem nova diretora
05/12/2024
Institucional
Meio ambiente é tema da nova edição da Revista PH Rolfs
05/12/2024
Institucional
Pesquisa quer conhecer fatores que contribuem para uso de IA Generativa no setor público
05/12/2024
Institucional
Cantata de Natal acontece neste fim de semana
05/12/2024
CAp-Coluni tem nova diretora
05/12/2024
Meio ambiente é tema da nova edição da Revista PH Rolfs
05/12/2024
Pesquisa quer conhecer fatores que contribuem para uso de IA Generativa no setor público
05/12/2024
Cantata de Natal acontece neste fim de semana
05/12/2024
Centreinar agora é um Núcleo da UFV
05/12/2024