Institucional
Todos os campi
13/11/2024
Imagem de divulgação
Nesta quinta-feira (14), Dia Mundial de Combate do Diabetes, a Divisão de Saúde (DSA) destaca a importância da conscientização e do cuidado contínuo para a prevenção e o controle dessa doença crônica que afeta milhões de brasileiros.
A diabetes é caracterizada pela dificuldade de produção ou absorção de insulina – o hormônio que regula os níveis de glicose no sangue –, e pode ser classificada em dois tipos principais: tipo 1, de origem autoimune, que geralmente é diagnosticado na infância, e o tipo 2, mais comum em adultos, frequentemente associada ao sedentarismo e à obesidade.
Dados do Sistema de Informações em Saúde para a Atenção Básica (Sisab) revelam que quase 30 milhões de atendimentos foram realizados em 2023 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do país, evidenciando a importância da atenção primária para o controle da doença.
A DSA orienta que o acompanhamento dos pacientes com diabetes mellitus deve incluir:
- Consultas médicas regulares, para a avaliação de saúde;
- Acompanhamento nutricional para a manutenção de uma dieta adequada;
- Consultas de enfermagem para a prevenção do pé diabético.
O controle dos níveis de glicose sanguíneo está diretamente ligado a hábitos saudáveis. A prática de atividades físicas, a alimentação balanceada e a realização de consultas periódicas são fundamentais para reduzir o risco de complicações e manter a saúde em dia.
Institucional
Portaria trata sobre funcionamento da Universidade no período de recesso de fim de ano
01/10/2025
Institucional
Evento debate Inteligência Artificial no contexto acadêmico na próxima semana
03/10/2025
Premiação
Pesquisa de professor da Universidade vence Concurso de Teses e Dissertações em Engenharia de Software
01/10/2025
UFV na Mídia
UFV na mídia: Projeto de Extensão do campus Florestal é destaque no Jornal Hoje
30/09/2025
Portaria trata sobre funcionamento da Universidade no período de recesso de fim de ano
01/10/2025
Evento debate Inteligência Artificial no contexto acadêmico na próxima semana
03/10/2025
Sexta-feira é o último dia de inscrições para o Pases, o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso na UFV
29/09/2025
Inscrições para exame de seleção do CAp-Coluni terminam esta semana
29/09/2025
Divulgado edital para processo seletivo de cursos técnicos da Cedaf
25/09/2025