Institucional
Campus Viçosa
10/11/2024
A cerimônia de entrega de certificados a mestres e doutores, realizada no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, na tarde de sexta-feira (8), confirmou mais uma vez o compromisso da UFV também com a formação de pesquisadores. Lá se vão mais de seis décadas desde a primeira dissertação defendida na instituição - e no país - dentro do curso de mestrado em Fitotecnia. Atualmente, são 50 cursos de mestrado e doutorado stricto sensu, 43 deles oferecidos no campus Viçosa e muitos dos quais representados na cerimônia no Fernando Sabino. Ao todo 123 pós-graduados receberam certificados: 97 mestres e 26 doutores, a maior parte (47) de cursos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
A primeira a receber o certificado foi a mestra Alexia Diniz, coincidentemente a oradora da turma. Ela já havia feito um discurso em que lembrou uma fala da cientista de origem polonesa Marie Curie: "Um cientista em seu laboratório não é apenas um técnico; ele é também uma criança diante de fenômenos naturais que impressionam como um conto de fadas”. Baseada em Curie, Alexia disse que os pós-graduandos estavam ali “para celebrar não apenas o conhecimento produzido, mas também a curiosidade, a dedicação e a paixão que guiam cada pesquisador”. Formada em Direito pela UFV, Alexia é mestra pelo Departamento de Engenharia Florestal, onde também está cursando o doutorado.
Em seu discurso, agradeceu à rede de apoio com que os pós-graduandos puderam contar – dos amigos à família; da UFV ao governo brasileiro, por ações voltadas à valorização da educação, pesquisa e tecnologia. Destacou que “lutar pelos direitos da pós-graduação é lutar pela ciência brasileira, uma vez que, segundo dados da Capes, os pós-graduandos estão presentes em 90% da produção científica brasileira, ou seja, não há pesquisa no Brasil sem a pós-graduação”.
Alexia comentou ainda sobre o esforço de seus pais, que abriram mão de muita coisa para que ela “pudesse estar aqui”. Com certeza, eles estavam orgulhosos em dobro durante a cerimônia, já que o irmão de Alexia, Henrique Penna, também era um dos protagonistas do evento, celebrando a conclusão do mestrado em Ciência da Computação. A oradora lembrou o colega Marlon Garuzzo, falecido no ano passado. “Ele era um companheiro da Ciência Florestal, e sua partida reforça, mais uma vez, a importância da saúde mental no ambiente universitário”. Por fim, convidou a todos a visitarem a árvore da turma plantada próxima ao Departamento de Zootecnia, onde ficou gravada uma frase da economista luso-brasileira Maria da Conceição Tavares, que morreu no último mês de junho: 'De todos os direitos, o livre pensar é o que tem sido mais recorrentemente violado.'
O reitor Demetrius David da Silva presidiu a cerimônia e parabenizou os mestres e doutores, a quem pediu que defendam sempre a universidade pública, em especial a UFV. Para o auditório lotado do Fernando Sabino pontuou algumas questões relacionadas ao passado brilhante da instituição, que permite a ela ter um presente igualmente brilhante, comprovado nos vários processos avaliativos do Ministério da Educação, e um futuro muito promissor. Ele mencionou o fato de a UFV ser precursora da pós-graduação stricto sensu no Brasil e contar, hoje, com oito programas avaliados com nota máxima (7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e cinco com nota 6. “Não existe nenhuma outra universidade fora dos grandes centros com este padrão”.
O professor Demetrius chamou a atenção sobre a indissociabilidade do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, que marca a trajetória da UFV desde a sua origem, e reforçou a fala da oradora, de que, de fato, não se faz pesquisa no Brasil e, principalmente nas universidades, desvinculada da pós-graduação. Enumerou algumas de suas preocupações com o país, dentre elas o processo de desindustrialização pelo qual vem passando. “Cada vez mais estamos nos tornando exportadores de commodities e importadores de alta tecnologia. Esta é uma realidade que só poderá mudar com investimentos na formação de mestres e doutores com qualidade. Mas, para isso, precisamos de investimentos contínuos em ciência, tecnologia e inovação”.
Para os mestres e doutores recomendou: “mantenham viva a chama da certeza da importância da UFV enquanto instituição pública de valor; levem a Universidade Federal de Viçosa em seus corações e em suas mentes; tenham a UFV como exemplo de determinação e compromisso e sejam muito felizes”.
A turma de pós-graduados teve como paraninfo o ministro da Previdência Social, Carlos Roberto Lupi, que, por razões meteorológicas, não pôde comparecer à cerimônia, mas enviou felicitações aos afilhados. Da mesa oficial da cerimônia participaram a vice-reitora Rejane Nascentes, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Raul Narciso Guedes, os diretores dos centros de ciências Mário Luiz Chizzotti (CCA), João Marcos de Araújo (CCB) e Danielle Dias Sant’Anna Martins (CCE), o representante da diretoria do CCH, professor Antônio Carlos Brunozi Junior, e o diretor-geral da Associação de Pós-Graduandos da UFV, João Pedro dos Anjos Paixão.
A entrega dos certificados foi feita pelos coordenadores dos programas de pós-graduação e pelo pró-reitor Raul Guedes. Mais fotos do evento podem ser conferidas em photos.app.goo.gl/Np7yxn3NTjirkHEh6.
Fotos: Daniel Sotto Maior e Maria Fernanda Neves (bolsista)
Institucional
Pinacoteca e UPI promovem exposição para deficientes visuais
14/11/2024
Institucional
UFV estabelece convênio com Universidad Tecnológica Metropolitana do Chile
14/11/2024
Institucional
XIX Workshop de Visão Computacional discute tecnologia, inovação e desafios futuros
13/11/2024
Institucional
Comunidade universitária debate uso da inteligência artificial nas atividades acadêmicas
13/11/2024
Pinacoteca e UPI promovem exposição para deficientes visuais
14/11/2024
UFV estabelece convênio com Universidad Tecnológica Metropolitana do Chile
14/11/2024
Dia Mundial de Combate da Diabetes: DSA reforça a importância da prevenção e do cuidado contínuo
13/11/2024
XIX Workshop de Visão Computacional discute tecnologia, inovação e desafios futuros
13/11/2024
Comunidade universitária debate uso da inteligência artificial nas atividades acadêmicas
13/11/2024