Institucional

Campus Viçosa

Feira de Ciências reúne estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas de Viçosa e região

07/11/2024

Cerca de 300 estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas de Viçosa e cidades da região estiveram na UFV para a 4ª edição da Feira de Ciências, organizada pelo Departamento de Física (DPF). Acompanhados por seus professores, eles participaram da abertura do evento e da mostra científica, que contou com apresentação de aproximadamente cem trabalhos, no Espaço Multiuso. Puderam ainda conhecer o Planetário Móvel UAI, uma das atrações mais aguardadas, que recebeu mais de 1.200 visitantes.

Auditório de cortinas marrom claro e cadeiras pretas quase totalmente ocupado por crianças e jovens. Para a professora do ensino fundamental I Auxiliadora da Silva Trindade, participar da feira é uma “experiência formidável e enriquecedora”. Ela, que acompanhou seus alunos das escolas municipais Pedro Gomide Filho, de Viçosa, e Arnaldo Dias de Andrade Filho, de Cajuri (MG), afirmou que a iniciativa instiga as crianças a terem contato desde cedo “com uma universidade tão maravilhosa como a UFV”.

Ao centro, um violão repousa sobre uma mesa branca, com uma estrutura feita com canos de PVC montada sobre ele. À direita da mesa, um rapaz realiza um experimento com essa estrutura; à esquerda, uma moça e um menino acompanham a explicação. Os estudantes concordam que a oportunidade de estar na UFV é estimulante. Ana Beatriz Godinho, do 2º ano do Colégio Cener, de Ervália (MG), participa pela terceira vez do evento e destacou: “Sou apaixonada por esta Universidade e toda vez que venho na Feira fico deslumbrada”. Nesta edição, ela estava empolgada para apresentar o projeto de um carrinho de fórmula 1 e aprender com os outros trabalhos da mostra científica.

A satisfação de receber os estudantes e contribuir com a formação deles foi destacada na abertura do evento pelo chefe do Departamento de Física, Joaquim Mendes; pela diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Danielle Dias Martins; e pelo assessor da Pró-reitoria de Ensino, Jackson Fonseca.

Homem branco, ligeiramente calvo, barba e bigodes por fazer e camisa roxo claro fala ao microfone, sentado a uma mesa marrom. O dedo indicador de sua mão esquerda está apontando para cima. Como lembrou o coordenador da Feira de Ciências e professor do DPF, Leonarde Rodrigues, o projeto teve início em 2021, de maneira remota, financiado por edital do CNPq, e, desde então, só cresceu. Tanto é que nesta edição precisou ser transferido para um espaço maior com o intuito de receber melhor o público. Uma outra novidade desta edição foi a integração com o campus Florestal, que realizou a Feira de Ciências no último mês, a partir de uma participação dos campi em uma chamada do CNPq de abrangência intermunicipal para mostras científicas.

5 pessoas estão sentadas a uma longa mesa de madeira, sendo 4 homens e uma mulher, que está no centro. Ao lado direito dela, um homem magro, branco ligeiramente grisalho e de terno preto segura um microfone em frente ao rosto enquanto sorri. Atrás deles, há uma projeção com as logos dos apoiadores do evento. Também presente na abertura, o reitor Demetrius David da Silva parabenizou a todos os envolvidos com a organização da Feira e aos professores que trouxeram seus alunos. Ele ressaltou que, com o evento, "a UFV, universidade extremamente inclusiva, abre um mundo novo de possibilidades para cada criança e adolescente participante”.

Premiação

No encerramento do evento foram premiados os seguinte trabalhos apresentados na Mostra Científica:

Categoria Fundamental A (1º ao 5º ano)

1º Lugar - Bateria de Latinha - Colégio Cener

Estudantes (4º ano): Gulia Lucas Couto; Ana Luiza Caetano Gonzaga

Orientadora: Ana Claudia Fernandes
 

Categoria Fundamental B (6º ao 9º ano)

1º Lugar - Água Energizada - Colégio Cener

Estudantes (8º ano): Davi Leonardo Castro; Pedro Henrique Lima Rosado; José Henrique Silva Rocha

Orientador: Arieli Rodrigues Ribeiro

2º Lugar - Guindaste Hidráulico - Colégio Cener

Estudantes (6º ano): Larissa Cardoso; Sarah Paccelli de Lima Castro

Orientador: Arieli Rodrigues Ribeiro

3º Lugar - Vitrola Original e Vitrola de Papelão - Colégio Cener

Estudantes (8º ano): Raul Marques Silva Pereira

Orientador: Arieli Rodrigues Ribeiro
 

Categoria Ensino Médio (1º ao 3º ano)

1º Lugar - O açafrão e o gengibre têm potencial larvicida contra o Aedes aegypti? - Escola Estadual Professor Samuel João de Deus

Estudantes (2º ano): Pedro da Silva Valente; Ryan do Carmo Cândido; Tais Vieira Gonçalves

Orientador: Henrique Barbosa da Silva

2º Lugar - Robô ARNOLD - Escola Estadual Effie Rolfs

Estudantes (1º ano): Lucas do Vale Hermenegildo; Júlia Guimarães Rafael

Orientador: Gregori Alexandre Gordiano

3º Lugar - Reutilização de materiais eletrônicos descartados na produção de tecnologias alternativas - Escola Estadual Effie Rolfs

Estudantes (2º ano): Júlio César Soares

Orientador: Aloizio Costa Ferreira

Mais fotos do evento estão disponíveis no link: photos.app.goo.gl/ceTnUKNWqxNfYQhR9. Todos os detalhes podem ser conferidos no Instagram e no site da Feira de Ciências. 

Fotos: Daniel Sotto Maior