Institucional
Todos os campi
06/11/2024
O trabalho Análise da variabilidade sazonal dos Rios Atmosféricos sobre as Bacias Hidrográficas do Brasil é um dos premiados da Conferência Pan-Americana de Meteorologia (CPAM), realizada em agosto, em São Paulo (SP). O resultado foi divulgado esta semana. O estudo, apresentado na temática Variabilidade Climática e Influência nas Américas, tem como autores o pesquisador Carlos Diego de Sousa Gurjão, o professor Flávio Justino – ambos do Departamento de Engenharia Agrícola - e Deniz Bozkurt, da Universidade de Valparaíso (Chile). Ao todo foram 669 trabalhos submetidos ao CPAM.
Segundo seus autores, o estudo identificou e analisou a ocorrência de rios atmosféricos a leste da Cordilheira dos Andes e seus impactos nas bacias hidrográficas da América do Sul. Eles explicam que os rios atmosféricos são longas faixas de vapor d'água na atmosfera que transportam grandes quantidades de umidade. Originados na baixa troposfera, entre um e dois quilômetros de altitude, esses sistemas, ao encontrarem obstáculos, como montanhas, ascendem e liberam intensas precipitações, podendo causar inundações e outros eventos extremos. Os estudos sobre a sazonalidade dos rios atmosféricos são fundamentais para a gestão de recursos hídricos.
Além disso, esses sistemas desempenham um papel crucial na agricultura brasileira. Em períodos de seca, a umidade transportada por eles alivia o estresse hídrico das culturas, especialmente em anos de El Niño e La Niña. Em regiões, como o Centro-Oeste, Sul e Sudeste, a presença de rios atmosféricos reduz a dependência de sistemas de irrigação, garantindo condições favoráveis para o cultivo.
Utilizando dados de alta qualidade, a pesquisa revelou que os rios atmosféricos são mais frequentes nas bacias do Sul do Brasil, com mais de 40 dias de ocorrência por ano. Nas regiões Norte e Nordeste, a frequência é menor. A interação entre os ventos alísios e a evapotranspiração da Amazônia influencia a formação dos rios atmosféricos sobre o Brasil. Esses sistemas, predominantemente orientados de noroeste para sudeste na altitude entre 1500 e 3000 metros, são mais intensos no verão do Hemisfério Sul.
Os pesquisadores destacam que a ocorrência de rios atmosféricos está frequentemente associada a frentes frias e complexos convectivos de mesoescala. A interação entre esses sistemas pode intensificar os impactos dos rios atmosféricos, aumentando o risco de inundações e outros eventos adversos.
Institucional
Lançado edital para indicação da Medalha Peter Henry Rolfs do Mérito em Ensino
01/04/2026
Institucional
Termina dia 15 prazo de submissão de artigos para Desafio GDM Universidades
01/04/2026
Serviços
Campus Viçosa fica sem energia na manhã deste sábado
31/03/2026
Institucional
Divulgado edital para indicação de candidatos à Medalha da Ordem do Mérito do Ex-Aluno
31/03/2026
Lançado edital para indicação da Medalha Peter Henry Rolfs do Mérito em Ensino
01/04/2026
Termina dia 15 prazo de submissão de artigos para Desafio GDM Universidades
01/04/2026
Divulgado edital para indicação de candidatos à Medalha da Ordem do Mérito do Ex-Aluno
31/03/2026
CCH divulga relação de votantes para escolha de seu diretor
01/04/2026
Pesquisa aponta que geleiras da Colômbia podem desaparecer até 2050 e alterar ciclo da água na América do Sul
30/03/2026