Mostra Universitária acontece nesta quinta e sexta-feira

23/10/2024

Edifício alto com grandes colunas de concreto e fachada de vidro. Em sua frente há um espelho dágua, sobre o qual há uma passarela de concreto. Sobre esta passarela, centenas de alunos caminham em direção à entrada do edifício. Acima da porta, há um cartaz onde se lê

Os primeiros ônibus, que estão trazendo estudantes do ensino médio para a Mostra Universitária, já chegaram ao campus Viçosa da UFV. O evento acontece nesta quinta (24) e sexta-feira (25), com o objetivo de apresentar os cursos e demais oportunidades da instituição para os futuros graduandos. A Universidade conta com toda a comunidade universitária para recepcionar e acolher os visitantes, que estarão identificados com seus uniformes escolares e crachás.

A previsão, para os dois dias, é receber aproximadamente 14 mil estudantes de mais de 250 escolas públicas e privadas de Viçosa e cidades de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Assim, a sétima edição da Mostra Universitária se consolidará como a maior já realizada.

O evento irá das 8h às 17h, em diferentes espaços. As atividades acadêmicas e administrativas ocorrerão conforme previsto nos calendários escolares, mas haverá alteração no trânsito no campus Viçosa.

Trânsito

Considerando o aumento do fluxo de pessoas e veículos, assim como as atividades da Mostra Universitária, nesses dois dias:

• O tráfego pela avenida que margeia as lagoas do campus será interrompido até às 18h, devido à chegada e ao estacionamento dos ônibus de transporte dos visitantes.

• A circulação de bicicletas pela ciclofaixa da Avenida da Agronomia — do Supermercado Escola à sede da Funarbe — será interrompida, também devido ao estacionamento dos ônibus de transporte dos visitantes.

Mais sobre o evento

Grande espaço coberto com piso de concreto cinza. Alguns painéis brancos estão distribuídos pelo local. Dezenas de jovens estão agrupados perto destes painéis e conversam entre si. A Mostra Universitária corresponde a um projeto de extensão vinculado à Em Rede – Viçosa e à Diretoria de Relações Internacionais e conta com a parceria da Pró-reitoria de Ensino da UFV. É uma oportunidade para os futuros graduandos não só esclarecerem dúvidas sobre as vivências em uma instituição de ensino superior pública e gratuita, como também vislumbrarem trajetórias profissionais. Para isso, conhecerão departamentos, laboratórios e museus, além de receberem informações e instruções por meio de palestras e em estandes montados no Espaço Multiuso e no Espaço de Convivência.

Outras informações, assim como a programação completa do evento, estão no Instagram: instagram.com/mostrauniversitaria.ufv.