Institucional

Todos os campi

Infectário da UFV é tema de reportagem de capa do boletim da Sociedade Brasileira de Micologia

10/10/2024

Vista aérea parcial do infectário | Foto: Edilson da Silva

O jardim da UFV, conhecido como infectário, foi tema da reportagem de capa da última edição do Boletim Micobiota, publicado pela Sociedade Brasileira de Micologia. Com o título Infectário: um parque temático para estudiosos e observadores de fungos fitopatogênicos, o texto aborda a história e a importância didático-científica do espaço instalado na casa 36 da Vila Giannetti, no campus Viçosa, mais precisamente atrás da Clínica de Doenças de Plantas, vinculada ao Departamento de Fitopatologia. Nesse local, formalmente inaugurado em 2019, é apresentado ao visitante, segundo a reportagem, o drama da interação inamistosa entre patógenos e plantas. Trata-se de um jardim de plantas doentes.

Implantado em uma área de 7 mil metros quadrados, o infectário dispõe de cerca de 200 espécies de plantas cultivadas, incluindo cereais, hortaliças, frutíferas, plantas condimentares e aromáticas, ornamentais, plantas de interesse industrial, palmáceas e Pancs (plantas alimentícias não convencionais). Sua instalação apresenta uma versão esquematizada de uma célula vegetal em confronto com exemplares dos quatro principais grupos de fitopatógenos: vírus, bactérias, nematóides e fungos.

Acesse o Boletim Micobiota e confira um pouco mais sobre a história e a importância do infectário da UFV, talvez o único existente no Brasil e no mundo.