Mais de 600 formandos comemoram colação de grau no campus Viçosa

28/09/2024

Frases em faixas e banners para os formandos já se tornaram tradição na Colação de Grau, mas a turma de setembro de 2024 teve uma diferente. Para marcar a formatura de Natália Alves Ferreira em Arquitetura e Urbanismo na UFV, uma mensagem, escrita no vidro traseiro do carro de sua família, percorreu mais de mil quilômetros de Americana (SP) até Viçosa.

Muito emocionada, a mãe de Natália, Adriana Alves Ferreira, contou que queria fazer um banner para homenagear a filha, só que, como “a grana estava curta” e a vontade de demonstrar a alegria de ter a primeira pessoa da sua família a se formar em uma universidade federal era tanta, que resolveram improvisar e escrever com pasta de dente no próprio carro da família. Só não imaginavam que o gesto faria tanto sucesso. “As pessoas passavam por nós buzinando, aplaudindo, sorrindo”. O pai de Natália, Joaquim Jamil Ferreira, disse que estava se sentindo realizado através da filha. “Desde quando ela era criança, eu demonstrava que a educação era o melhor caminho e a incentivava a estudar para um dia entrar em uma universidade pública, já que eu sempre quis cursar o ensino superior e não tive a oportunidade."

A filha do eletricista e da faxineira ouviu os conselhos e conseguiu ingressar na UFV, como cotista de escola pública, e ter uma "experiência completa", não só em aulas, como projetos de extensão, dentre eles o de Engenharia Pública e Casa UFV de Música. Durante a Colação de Grau, comemorou muito a conquista do diploma, servindo de exemplo também para o irmão Vítor Ferreira seguir seus passos. “Somos os improváveis! Era muito longe da nossa realidade. Foi um sacrifício muito grande, mas que enfrentamos juntos. A minha alegria maior é dar alegria para eles e pensar em um novo começo, uma nova história.”

Assim como Natália, cerca de 620 formandos dos 50 cursos dos centros de Ciências Agrárias (CCA), Biológicas e da Saúde (CCB), Exatas e Tecnológicas (CCE) e Humanas, Letras e Artes (CCH) celebraram a conquista do diploma com seus familiares e amigos na cerimônia de Colação de Grau que aconteceu na noite desta sexta-feira (27), no Espaço Multiuso, do campus Viçosa.

A graduanda Luciana Fim Grancieri, do curso de Engenharia Civil, conduziu o juramento, e Camila Alvim, formanda de Direito, foi a oradora. Ela ressaltou que a jornada acadêmica de cada um carrega uma história fascinante de crescimento, marcada pela sede em aprender, mas também por uma busca interna, pelo autodescobrimento. "Parabéns a todos nós, não apenas pelos títulos conquistados, mas pela transformação que cada um vivenciou. Sigamos adiante, unidos pelo orgulho de pertencermos a esta comunidade de sonhadores e realizadores".

O reitor Demetrius David da Silva destacou que a UFV entrega para a sociedade novos profissionais "com competência técnica e moral para serem a transformação que nosso mundo precisa". Ele lembrou que, segundo o Censo de Educação Superior de 2022, apenas 19,2% da população brasileira concluíram um curso de graduação. "Vocês, agora, fazem parte desse pequeno percentual que não apenas ingressou, mas também concluiu a educação superior. Reflitam sobre o que esse número significa em um país desigual como o nosso. Assumam a responsabilidade de retribuir para a sociedade brasileira não apenas o recurso financeiro que foi investido na formação de vocês, mas também a esperança de um futuro melhor".

Homenagens

Conquistaram a medalha Presidente Bernardes de Ouro, prêmio honorífico concedido a estudantes que se destacaram em seus cursos durante a graduação, os formandos Antônio Consentino Teixeira Oliveira (Agronomia); Marcela Benevenuto Ferreira (Nutrição), Bruno Alencar Vieira de Rezende (Ciência da Computação); e Taynara Ingridy Ferreira Pena (Comunicação Social – Jornalismo), do CCA, CCB, CCE e CCH, respectivamente. A medalha Presidente Bernardes de Prata, por sua vez, foi entregue a 32 formandos.

Um momento marcante da cerimônia foi a homenagem póstuma feita a Angelino Teixeira da Cruz Neto, que era estudante do último período de Agronomia e participaria desta turma de formandos. Além de ter sido lembrado no discurso da oradora, um certificado de reconhecimento foi entregue ao seu pai, Angelino Teixeira da Cruz.

O homenageado-geral da turma foi José Dias Lopes, o “seu Juca”, motorista do ônibus “Capivarão”, que faz o transporte dos estudantes dentro do campus. Elizabeth Boaventura Fernandes também recebeu uma placa da filha Júlia Ferreira Lopes, do curso de Nutrição, representando os pais dos formandos.

A transmissão da Sessão Solene de Colação de Grau ainda pode ser conferida pelo canal da UFV no YouTube. Imagens do evento estão disponíveis neste link.

Fotos: Daniel Sotto Maior