Capes aprova criação do mestrado em Comunicação na Universidade

26/09/2024

Aulas do mestrado acontecerão na sede do Departamento de Comunicação Social

A UFV contará com um novo Programa de Pós-graduação no campus Viçosa: o de Comunicação e Regionalidades (PPGCOM). A proposta de criação do mestrado foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e comunicada às instituições proponentes na última quinta-feira (19).

Em seu parecer, a Capes enfatizou que o mestrado em Comunicação da UFV atende a todos os requisitos da área para aprovação, “uma vez que possui a consistência e o apoio institucional necessários, docentes qualificados com ótimos níveis de produção e coordenação de projetos de pesquisa, excelente infraestrutura, estrutura curricular bem construída, dentre outros aspectos já detalhados. Além disso, a proposta é relevante para o Sistema Nacional de Pós-Graduação, porque se trata da implantação de mestrado em Comunicação em uma universidade centenária localizada em um município distante da capital e que é, ao mesmo tempo, referência em tecnologia e inovação”.

O resultado foi muito comemorado pelo coordenador da proposta, o professor do Departamento de Comunicação Social (DCM) Rennan Mafra. Segundo ele, a comissão de estudos para a criação do novo curso de mestrado teve início em 2016, fruto de um trabalho coletivo motivado principalmente por três aspectos: o desejo de dar continuidade às pesquisas que já vêm sendo desenvolvidas na graduação em Comunicação Social - Jornalismo, possibilitando assim reter bons estudantes e atrair outros pesquisadores para o contexto de Viçosa; o grande estímulo da própria cultura institucional da UFV, baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão; e a busca por construir um olhar que contribua para compreender o fenômeno da comunicação, já que na Universidade é possível ter algumas nuances que pesquisas em grandes cidades não conseguem alcançar por estarem longe de fenômenos mais próximos de Viçosa, como os relacionados à interiorização e à influência das mídias nos contextos mundializados do tempo presente, marcados por inúmeros desafios à convivência social e cultural.

Rennan ainda destaca que a proposta do PPGCOM é baseada na transversalidade e interdisciplinaridade, representando uma oportunidade para o DCM criar redes de interlocução com outras universidades nacionais e internacionais, a fim de que “a comunicação seja vista não só como um lugar de fazer, mas também como lugar de refletir e pensar sobre fenômenos tão complexos como os atravessados pela comunicação na sociedade contemporânea”.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Guedes, a “proposição foi bem maturada, consistente, competente e explorando elementos, como planejamento estratégico, análise de risco, novidade e diferencial do Programa, internacionalização e impacto social, além do local/regional”. Para o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Odemir Baêta, "a aprovação do mestrado na Comunicação Social não é só um passo importante para a verticalização do DCM com o stricto sensu, mas de futuras ações de pós-graduação no próprio Departamento que potencializarão cada vez mais o nível de qualidade das pesquisas e ensino e, que terão, sem dúvida, reflexo na graduação, ou seja, todos ganham com essa conquista”.

Sobre o PPGCOM

A área de concentração do PPGCOM será em Comunicação e Regionalidades e buscará realizar pesquisas e estudos que possam pensar a comunicação em contextos de sociedades globalizadas e suas consequências a partir da forte presença da mídia na sociedade atual. Serão duas linhas de pesquisa: Culturas, espaços e arranjos sociotécnicos; e Materialidades, lugares e ambientes infocomunicacionais.

Haverá a oferta de 15 vagas anuais, que seguirão as políticas de ações afirmativas da UFV. O corpo docente será composto por 12 professores dos departamentos de Comunicação Social, Economia Rural, Ciências Sociais e Serviço Social, além de um servidor público da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que é pesquisador do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS-UFV).

O PPGCOM será implantado no mesmo prédio onde está situado o DCM e integrará também o IPPDS. A expectativa é de que o primeiro processo seletivo seja realizado no segundo semestre de 2025. Mais detalhes poderão ser acompanhados pela página do PPGCOM, que será disponibilizada em breve.