Falecimento

Daison Olzany Silva (1937-2024)

23/09/2024

O professor foi presidente da Fapemig

Com pesar, a UFV recebeu a notícia do falecimento do professor aposentado Daison Olzany Silva, na sexta-feira (20). Técnico em Agricultura (1960) e graduado em Agronomia (1964) pela UFV, Daison era natural de Patrocínio (MG) e ingressou como docente na Universidade em 1965, no Departamento de Biologia. Posteriormente, foi lotado no Departamento de Microbiologia, onde se aposentou em 1994.

Muito respeitado por sua atuação no ensino de graduação e pós-graduação, o professor foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), de 1999 a 2002, e assumiu também cargos de gestão na Universidade, sendo presidente do Conselho de Pesquisa, presidente do Conselho de Pós-graduação e coordenador do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola.

Como um dos fundadores da Igreja Presbiteriana de Viçosa, fez parte do primeiro Conselho da Igreja, e, de acordo com a Associação dos Ex-alunos da Universidade, “seu legado de serviço à igreja, à UFV e à cidade de Viçosa é vasto e digno de reconhecimento”.

O professor Daison deixa a esposa, Maria, os filhos Luciene, Walace e William, além dos netos Vitória, Betina e Samuel. A UFV se solidariza com os seus familiares e amigos.