Campus Rio Paranaiba

Campus Rio Paranaíba forma novos profissionais

23/09/2024

Pela primeira vez, o Espaço Multiuso da UFV-Rio Paranaíba (CRP) recebeu a Colação de Grau dos Formandos 2024/1. A solenidade aconteceu na noite da última sexta-feira (20) e reuniu cerca de 100 estudantes de 10 cursos de graduação, seus familiares e amigos.

A formanda Izabela Namitala Chagas, do curso de Nutrição, conduziu o juramento e Caroline Yuri Sano Yamanaka, do curso de Ciências Biológicas, foi a oradora. Em seu discurso, destacou as alegrias, momentos de saudade, aprendizados e dificuldades vivenciadas. Manifestou ainda gratidão por ter escolhido o campus CRP e pela relação próxima construída com amigos, professores, orientadores e técnicos. “Agradeço pelo ensino público de qualidade e por todos que cruzaram nossos caminhos”, afirmou.

Como paraninfa da turma, a professora Áurea Lúcia Andrade, chefe do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, recomendou que os formandos deem o testemunho verdadeiro dos tempos de graduação, mostrando em todos os espaços o poder de transformação da educação. “Tanto vocês quanto eu somos testemunhas de que na UFV, a alma mater de vocês, há a prática de uma educação libertadora e que a Universidade contribuiu enormemente para o crescimento de vocês para além da formação técnica. Com a lapidação das suas potencialidades e talentos, a UFV os entrega à sociedade como pessoas capazes de atuar como agentes de transformação, independentemente da posição hierárquica que ocuparem nas organizações.”

O diretor-geral do CRP, Renato Ruas, destacou que a busca pelo conhecimento é infindável e que os novos profissionais sejam curiosos e corajosos para iniciar novos ciclos, agindo com equilíbrio e sabedoria nas tomadas de decisões, sempre pensando em formas de estender a mão para aqueles que necessitam. A reitora em exercício, Rejane Nascentes, também lembrou que os formandos da UFV estão prontos para enfrentar os novos desafios, sejam eles no mercado de trabalho, na pesquisa ou em outros caminhos que escolherem. “Vocês estão saindo daqui como agentes de mudança. Em um mundo que enfrenta desafios complexos, como mudanças climáticas, desigualdade social e crises econômicas, vocês, com a formação sólida que receberam, serão, com toda certeza, parte da solução”, ressaltou.

A solenidade contou ainda com uma homenagem de Gustavo Fernandes Mariano Libânio, do curso de Ciências Contábeis, para seus pais José Geraldo Libânio (in memoriam) e Elizângela Fernandes Mariano Libânio, simbolizando um agradecimento a todos os pais dos formandos. O psicólogo Elias Marco Veiga Gonçalves recebeu uma placa como servidor técnico-administrativo homenageado.

Pelo desempenho obtido, Thiago Borges Silva, do curso de Sistemas de Informação, recebeu a Medalha de Ouro Presidente Bernardes. Pela excelência alcançada em seus cursos de graduação, conquistaram as medalhes de Prata Presidente Bernardes os formandos de Ciências Contábeis, Matheus Henrique Viana; de Ciências Biológicas, Julia Batista dos Anjos Santos; de Nutrição, Izabela Namitala Chagas; e de Administração - Integral, João Pedro de Oliveira Souza.

Todos os detalhes da solenidade podem ser conferidos na transmissão disponível no Canal no YouTube da CRP.