Institucional

Todos os campi

Semana do Fazendeiro encerra atividades da edição comemorativa dos 95 anos de extensão universitária. Vídeo conta um pouco da história

23/09/2024

Embora ainda não haja um balanço final da 94ª Semana do Fazendeiro, já há a certeza de que a história de sucesso se repetiu mais uma vez. Esta edição demonstrou que o tema escolhido para o evento - 95 anos de Extensão Universitária: Interação Sociedade, Ciência e Cultura – não poderia ser mais preciso. Desde 1929, antes mesmo de ser UFV, o que aconteceu em 1969, a instituição se propõe a fazer da Semana do Fazendeiro um momento de interação com a sociedade e, conforme o vídeo abaixo mostra sobre a história do evento, para receber bem quem vem de fora em busca de conhecimento.

Para a 94ª edição cerca de mil pessoas se inscreveram em seus mais de 300 cursos de capacitação. Sem falar dos cerca de 550 agricultores e agricultoras que passaram pela 15ª Troca de Saberes, das aproximadamente mil participantes da 11ª Semana da Mulher Rural e dos 160 jovens da 15ª Semana da Juventude Rural. Eles se somaram ao público de cerca de 48 mil que circularam pelo campus Viçosa da UFV de 14 a 20 de setembro, seja visitando um dos 79 estandes do evento, seja participando de sua programação cultural, que, dentre outras opções, incluiu pelo menos dois shows diários no Espaço Multiuso.

Nos estandes, como tradicionalmente acontece, o público pôde conhecer projetos da Universidade e de seus parceiros, conferir e adquirir plantas e uma variedade de produtos, dentre eles os produzidos por artesãos de Viçosa e região. Pôde também saborear comidas típicas e visitar espaços pensados especialmente para as crianças, como a Minifazenda, que teve como tema “a cadeia produtiva do agronegócio” e a Ludoteca. Houve ainda o 8º Torneio Leiteiro de Viçosa e região, que além de premiar os melhores produtores em cada categoria, também premiou quem, do público, acertou a vaca de maior produção.

Carbono Zero
Nesta edição, foram comemorados não apenas mais de nove décadas de extensão, mas também 15 anos do Programa Carbono Zero, que contribui para que a Semana do Fazendeiro e a UFV estejam cada vez mais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente o de nº 13, que trata da Ação contra a mudança global do clima.

Esse marco, para o coordenador-geral do Programa, o professor do Departamento de Engenharia Florestal Laércio Jacovine, representa a consolidação da ideia inicial de inserir o tema das mudanças climáticas e da sustentabilidade nas edições da Semana do Fazendeiro. Todas as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do evento, por exemplo, são neutralizadas com o plantio de árvores no Bosque Carbono Zero, localizado no Espaço Aberto de Eventos da UFV. De acordo com Laércio, ao longo desses 15 anos, já foram plantadas mais de cinco mil árvores, de mais de 50 espécies. A iniciativa ainda proporciona a manutenção de outros serviços ambientais, como a conservação do solo, da água e da biodiversidade, além de servir como laboratório de ensino e pesquisa para os estudantes da Universidade.

Além da quantificação, neutralização e proposição de medidas de redução de emissões de GEE durante a Semana do Fazendeiro, o Programa expandiu sua atuação para outros eventos institucionais e implementou atividades de extensão e de educação ambiental junto à população. “Durante estes 15 anos, foram muitos desafios, que só foram vencidos com a participação e envolvimento efetivo dos estudantes. O que esperamos daqui para a frente é que o Programa seja fortalecido cada vez mais e que todos os eventos da UFV sejam neutros em carbono, contribuindo para que ela seja cada vez mais sustentável e um exemplo para outras instituições. E que isso se irradie para fora da Universidade e contribua para o desenvolvimento ambiental, social e econômico da nossa população”, Laércio destaca.

50 anos ministrando cursos
Quem também alcançou um marco na Semana do Fazendeiro, em 2024, foi o professor Juarez de Souza e Silva, que completou 50 anos de oferecimento de cursos durante o evento extensionista. Ainda se recuperando de uma cirurgia, Juarez, que já se aposentou, mas continua atuando como professor voluntário na UFV, disse que ficaria muito triste se não pudesse comparecer nesta edição tão simbólica em sua trajetória. A justificativa para tantos anos de participação é simples: “Fazer o que gosta é uma diversão. Eu sempre gostei de desenvolver tecnologia, testá-la e repassar para o fazendeiro, que é o meu público-alvo”,

Juarez (na foto, o 3º da esq. à dir.) concluiu a graduação em Agronomia na UFV, em 1969, e ingressou como docente em 1970, no Departamento de Engenharia Agrícola, quando passou a auxiliar outros professores a ministrar cursos na Semana do Fazendeiro. Após concluir o mestrado, em 1973, começou a ser responsável pelo seu próprio curso e, desde então, não parou mais, ministrou capacitações sobre produção de energias alternativas, como álcool, carvão vegetal e aproveitamento racional da madeira, secagem e armazenamento de grãos, cafés, fornalhas, secadores e tecnologias desenvolvidas na Universidade. Só não participou de três edições, durante o seu doutorado, por estar no exterior.

O curso mais ministrado por ele é o de Produção e Utilização de Álcool Combustível de Fazenda, que foi inclusive o desta edição, contando com parte teórica no campus universitário e parte prática em seu sítio. Além das capacitações, Juarez lembra com muito carinho que também ficava à disposição dos agricultores em clínicas tecnológicas e chegou a coordenar duas edições da Semana do Fazendeiro, quando foi chefe do setor de Extensão na PEC.

Parceiros
Para que a UFV abra o campus universitário de Viçosa para a Semana do Fazendeiro e ofereça as capacitações que, ao longo de décadas, vêm transformando a vida de seus participantes, ela conta com parcerias importantes, como Faemg, Senar, Emater, IMA, Epamig e Embrapa. Ao trabalho da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, organizadora do evento, somam-se o de todas as outras pró-reitorias da UFV, com suas diretorias e divisões, o de professores, estudantes e técnicos que se dedicam ao seu planejamento, organização e realização. Confira, abaixo, o vídeo sobre a história da Semana do Fazendeiro e, no álbum https://photos.app.goo.gl, mais fotos do evento.