Institucional

Todos os campi

Projeto de Extensão de CRP contribui para início da coleta seletiva em Rio Paranaíba

11/09/2024

A cidade de Rio Paranaíba iniciou, na última terça-feira (10), a coleta seletiva com o apoio do projeto de extensão PRJ-136/2023 - Desenvolvimento de Propostas de Sistema de Coleta Seletiva, com Utilização do Galpão de Triagem e Inclusão Socioprodutiva de Catadores em Rio Paranaíba-MG, coordenado pelos professores Larissa Campos, Sabrina Almeida e Marcelo Ribeiro, da UFV-Rio Paranaíba (CRP). As ações ainda são piloto, com a implantação da coleta porta-a-porta em um bairro e um ponto de entrega voluntária (Ecoponto). A implementação da coleta seletiva foi uma exigência do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A ação denominada Recicla Rio Paranaíba teve início em agosto, quando o lixão do município foi desativado, atendendo à determinação da Lei Federal n° 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Isso fez com que um grupo de catadores de materiais recicláveis que trabalhava no local perdesse a sua fonte de renda. Os professores do CRP iniciaram um trabalho de assessoria aos catadores, com o planejamento das ações junto ao MPMG e à prefeitura local. O objetivo da agenda foi traçar uma estratégia que garantisse a inclusão socioprodutiva dos catadores durante o processo de transição entre o fechamento do lixão e o início da coleta seletiva.

Segundo a professora Larissa Campos, a atuação dos docentes do CRP junto ao MPMG foi fundamental "para que ocorresse a construção das pontes necessárias com a gestão pública municipal, refletindo no início da efetiva transformação da realidade socioambiental de Rio Paranaíba". O projeto de extensão tem contribuído diretamente para garantir a efetivação das ações de reestruturação da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Rio Paranaíba (Acomarp) nas atividades, para a mobilização da comunidade e a inclusão dos catadores.