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Projeto demonstra importância da integração de C&T no ensino de ciências e se destaca em premiação

11/09/2024

A crença de que as visões distorcidas da sociedade sobre ciência e tecnologia fossem respostas ao déficit do ensino no Brasil levou duas pesquisadoras da UFV a desenvolver um projeto, que ficou entre os 10 finalistas da edição 2024 do prêmio Professor Rubens Murillo Marques, promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC). O projeto está dentro da perspectiva da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), já abordada há alguns anos pela primeira autora do trabalho, a professora Bethania Medeiros Geremias, do Departamento de Educação. A segunda autora, Giovanna Bork Oliveira, é bacharel em Ciências Biológicas pela UFV. Na CTS, os conteúdos científicos e tecnológicos são estudados com a discussão dos aspectos históricos, éticos, políticos e socioeconômicos.

O trabalho finalista diz respeito ao Projeto Temático Exemplar (PTE) sobre Alimentação e Sociedade. Intitulado A arte de cultivar: explorando plantas alimentícias e seus processos históricos, científicos e produtivos, o projeto foi desenvolvido, em 2022, com 49 estudantes da disciplina Ensino de Ciências (EDU 460), ministrada pela professora Bethania. Na disciplina, ela procurou integrar seus conteúdos àqueles a serem trabalhados pelos futuros professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental na área de ensino de Ciências da Natureza, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular.

Por meio do projeto, foi possível abordar conceitos científicos e tecnológicos de modo contextualizado e interdisciplinar, relacionando-os com a sociedade e buscando, segundo as pesquisadoras, “evitar as armadilhas observadas em contextos ‘desenvolvidos’, onde a educação não tem sido suficiente para combater visões distorcidas, acríticas e descontextualizadas de C&T”. 

O trabalho concluiu que a problemática C&T não está reduzida ao acesso e à qualidade da educação, mas sim à maneira como ciência e tecnologia são ensinadas. Elas mencionam que “esses campos não são sistemáticos e imparciais. Existem aspectos que transpassam a barreira dos fatos, leis e fórmulas, que também devem ser considerados e estudados”. Como a “produção humana, a ciência e a tecnologia estão carregadas de interesses e ideologias das instituições que as geram e financiam, seu ensino necessita de atualizações”. 

Na elaboração do projeto e no seu desenvolvimento, as pesquisadoras também procuraram integrar diferentes Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), trabalhando na perspectiva do pedagogo Paulo Freire de que “é preciso formar com as tecnologias e não treinar para o seu uso”. 

O projeto desenvolvido na UFV culminou na criação de um portfólio digital, no qual foram socializadas as atividades desenvolvidas em três momentos pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Com essas atividades, as pesquisadoras puderam promover a interdisciplinaridade, a problematização e a leitura da realidade, envolvendo o contexto social, político, econômico e cultural. Por meio do diálogo permanente entre a teoria e a prática, entre a ação e a reflexão, elas buscaram a mobilização dos saberes dos futuros professores.

Acesse o artigo em: e-revista.unioeste.br.