Pró-reitoria de Administração e Diretoria de Meio Ambiente solicitam apoio urgente da comunidade para economia de água no campus Viçosa

06/09/2024

Em função do longo período sem chuva em Viçosa e, consequentemente, da redução significativa da vazão do ribeirão São Bartolomeu, a Pró-reitoria de Administração (PAD), por meio da Diretoria de Meio Ambiente (DAM), divulgou uma nota alertando a comunidade universitária do campus Viçosa para a necessidade de uma mobilização que ajude na redução imediata do consumo de água em todos os setores administrativos e acadêmicos.

O alerta se baseia na avaliação das precipitações desde o último período chuvoso, nos prognósticos de precipitação realizado mensalmente, com o apoio da Área de Meteorologia do Departamento de Engenharia Agrícola, e na avaliação do volume armazenado nas represas, onde é feita a captação de água que abastece o campus.

A PAD e a DAM solicitam o apoio das pró-reitorias e diretorias dos centros de ciências para que o pedido de economia de água seja estendido a todos os seus setores vinculados. No Selo UFV + Sustentável, lançado no ano passado, há uma série de ações que podem auxiliar na mobilização da comunidade para a economia de água.

Para as chefias dos departamentos e de setores administrativos, a PAD e a DAM reforçam a necessidade de realizar vistorias nas edificações e retomar medidas anteriormente adotadas para a economia de água. É importante comunicar vazamentos (ou saná-los, se possível) e manter as leituras e alimentação diária do sistema hidrômetros nas edificações que já têm medidores.

É preciso que toda a comunidade universitária avalie suas rotinas e adote práticas para economizar água. Essas práticas envolvem, por exemplo, reduzir o consumo de água tratada em atividades, como irrigação de jardins, lavagem de espaços com água corrente, de máquinas e veículos, reduzir o tempo de usos de torneiras e chuveiros. Essas e outras ações simples podem ajudar bastante neste período de grave estiagem.

Vale lembrar que os vazamentos devem ser comunicados à Diretoria de Manutenção, pelos telefones 3612-1560, 3612-1561 ou 3612-1553. Demandas que dependam de avaliação técnica para redução de consumo deverão ser solicitadas para a Diretoria de Meio Ambiente pelo e-mail meioambiente@ufv.br.

Confira, no documento anexo, a nota da Pró-reitoria de Administração e da Diretoria de Meio Ambiente na qual contextualizam o problema, mostram ações do passado e presente, ilustram com mapas e gráficos e apontam caminhos futuros. A PAD e a DAM acreditam que com a ação conjunta da administração, das equipes operacionais e da comunidade universitária será possível atenuar os efeitos de uma eventual crise hídrica e vencer esse período difícil.