Todos os campi

Professores da UFV contribuem com Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência e ressaltam necessidade de investimento na educação

02/09/2024

O campus Viçosa sediou, na última sexta-feira (30), o encontro regional da Zona da Mata do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência - Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável. Este foi o terceiro de uma série de sete encontros regionais programados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para apoiar a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Reunidos no auditório e no anfiteatro do Departamento de Agronomia da Universidade, diversas autoridades, representantes e integrantes das comunidades universitária, viçosense e da região discutiram o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Contribuíram com o debate o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Guedes, e a diretora executiva do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), Adriana de Faria. O site da ALMG destacou que as palestras dos dois professores da UFV abordaram principalmente a necessidade de “criar instrumentos para melhorar a qualidade da educação pública desde os seus níveis iniciais, alicerce do pensamento crítico necessário para formar uma nova geração promissora de jovens cientistas”. Após as palestras, foram formados dois grupos de trabalho para formular propostas para o Plano.

O Fórum foi coordenado pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, e acompanhado pelo reitor e a vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes. O professor Demetrius David da Silva ressaltou, dentre outros pontos, a importância da iniciativa para que o avanço da ciência, tecnologia e da inovação não fique na dependência de governos sensíveis à causa. A cobertura completa, incluindo mais informações sobre as falas dos professores Raul e Adriana e as propostas para o Plano, estão no site da ALMG.