Todos os campi

UFV está entre as mil melhores do mundo no ranking Xangai 2024

20/08/2024

A UFV obteve destaque novamente no levantamento da Academic Ranking of World Universities (ARWU), conhecido como ranking Xangai. Nele, está classificada como a segunda melhor universidade de Minas Gerais e a 13ª de todas as instituições de ensino superior do país, incluindo públicas e privadas. Foram consideradas para a avaliação mais de 2.500 instituições de ensino superior e apenas 18 delas, no Brasil, estão no ranking, todas públicas. Somente a UFV e a UFMG representam o estado.

Pela avaliação, a UFV também se destacou na classificação global das seguintes áreas acadêmicas: Agricultural Sciences (151-200) e Food Science e Technology (201-300). De acordo com o reitor Demetrius David da Silva, o reconhecimento internacional da Universidade mais uma vez no ranking Xangai demonstra o quanto a qualidade da Universidade se mantém ao longo dos anos nas mais diversas áreas, a partir do empenho de toda comunidade universitária para oferecer continuamente ensino, pesquisa, extensão e inovação de excelência. Ele ainda ressaltou que no seleto grupo em que apenas 18 instituições brasileiras foram classificadas como as mil melhores do mundo, a UFV é a única que não está situada em um grande centro.

Publicado desde 2003, o ARWU é considerado um dos precursores dos rankings universitários. Ele leva em conta os seguintes indicadores na avaliação: qualidade da educação e do corpo docente, número de trabalhos publicados em revistas de alto impacto e desempenho per capita da instituição.

Nesta edição, a Universidade de Harvard foi classificada como a melhor do mundo. Na América Latina, o Brasil é o país com o maior número de universidades classificadas, sendo a Universidade de São Paulo a mais bem avaliada. Todos os dados podem ser conferidos em www.shanghairanking.com.