Professora da Universidade recebe Comenda Arthur Bernardes

05/08/2024

Sylvia Francheschini atua na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de Populações

A trajetória de dedicação da professora Sylvia do Carmo Castro Francheschini à UFV e a Viçosa foi condecorada no último sábado (4), com o recebimento da Comenda Arthur Bernardes 2024. A honraria é oferecida todos os anos pela Casa do Empresário a personalidades que se destacam pelo compromisso e dedicação à causa pública e ao desenvolvimento da comunidade.

No caso da professora Sylvia, são quase quatro décadas de envolvimento com Viçosa e com a Universidade. Na primeira, começou atuando como nutricionista da Divisão de Nutrição da Secretaria de Ação Social, atendendo a crianças desnutridas, logo que chegou de sua cidade natal, Rio Claro (SP), em 1988. Na UFV, quase três anos depois, inciou sua atuação como professora do Departamento de Nutrição e Saúde, onde ainda é orientadora do programa de pós-graduação. Dentre outras funções, foi pró-reitora de Assuntos Comunitários da Universidade, de 2011 a 2015 e de 2019 a 2023, além de coordenadora nacional do Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, de 2013 a 2014.

Sylvia agradeceu pela indicação do seu nome e afirmou que se sentia “muito honrada” pelo recebimento da comenda. Emocionada, recordou-se da acolhida desde quando chegou a Viçosa, há 36 anos, e das principais ações que ajudou a desenvolver no município, como a implantação do Programa de Apoio à Lactação (Prolac), com promoção do aleitamento materno e acompanhamento da criança durante todo o seu primeiro ano de vida. Com quase 21 anos, o programa já atendeu a mais de 5 mil mulheres e bebês.

A professora também destacou que, desde a sua chegada a Viçosa, procurou trabalhar com questões que “pudessem impactar na vida das pessoas, em especial daquelas em maior vulnerabilidade social e biológica”, motivada principalmente pela angústia em viver em um país que vitimiza crianças com desnutrição e insuficiência de vitaminas e micronutrientes. Sylvia ressaltou que “nunca trabalhou sozinha, sempre em equipe”, motivo pelo qual a homenagem precisa ser compartilhada com aqueles que, acreditando na força do trabalho coletivo, caminharam junto com ela, como seus familiares, amigos, professores, técnicos, alunos e ex-alunos da UFV e parceiros da prefeitura de Viçosa.