Institucional

Todos os campi

NIT.UFV divulga parcial do mapeamento de competências e infraestrutura laboratorial dos campi

01/08/2024

Divulgação

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFV já tem a primeira parcial do mapeamento que fez das competências e infraestrutura laboratorial dos três campi da Universidade. A iniciativa teve como objetivo impulsionar parcerias com agentes públicos e privados por meio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) ou de prestação de serviços. O questionário que o NIT disponibilizou para isso foi preenchido por 134 professores, o que corresponde a pouco mais de 12% do total de possíveis respondentes dos centros de ciências.

A maior participação foi do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) com 54 respostas, seguido pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), com 45. O retorno maior desses dois centros se deve, na avaliação da equipe do NIT, talvez à maior familiaridade de seus pesquisadores com os serviços prestados pelo Núcleo em relação à proteção da propriedade intelectual e transferência do conhecimento. Embora a expectativa fosse a de um envolvimento maior dos professores, a equipe ficou feliz com a adesão e considerou satisfatório o número de respostas para um primeiro momento.

Com os dados tabulados, o Núcleo de Inovação Tecnológica pôde observar, dentre outros aspectos, o interesse dos professores no atendimento a demandas da sociedade e na aproximação com empresas. Segundo a presidente do NIT, Andréa de Oliveira Barros Ribon, é comum que docentes considerem universidade e empresa incompatíveis. No entanto, as instituições de ensino superior estão sendo cobradas por essa baixa interação. “Se olharmos os dados de 2022 da Global Inovation Index, o Brasil se posiciona na 78ª posição entre os 132 países avaliados quanto à colaboração universidade-indústria para pesquisa e desenvolvimento. Apenas 28,52% das empresas que inovaram no biênio 2015-2017 utilizaram as universidades brasileiras como fonte de informação. Precisamos avançar nisso, afinal a nossa principal força é o capital intelectual”, avalia a professora Andréa Ribon.

O formulário para o mapeamento das competências e infraestrutura laboratorial dos três campi continua disponível e o acesso pode ser feito pelo link https://docs.google.com/forms. A próxima etapa será a elaboração de perfis individuais dos pesquisadores para divulgar informações relacionadas às suas competências, interações com empresa, propriedade intelectual e tipos de serviços prestados. A expectativa é retomar o contato com os docentes que responderam ao questionário a partir de setembro. Desta etapa depende a finalização do portal NIT.UFV, que está sendo elaborado para facilitar o acesso e a interação entre a Universidade e a sociedade.

Confira, abaixo, os dados da primeira parcial do mapeamento.

.