Todos os campi

UFV reúne universidades mineiras para lançamento de edital de apoio à extensão financiado pelo MPF

05/07/2024

Reitores e pró-reitores das 11 universidades que integram o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) estiveram na UFV, na tarde de sexta-feira (5), para o lançamento de um edital (anexo) para fomento a projetos interinstitucionais de extensão universitária em interface com a pesquisa voltados ao desenvolvimento sustentável e à prevenção, mitigação e correção dos impactos da mineração no estado. O evento aconteceu no Salão Nobre da Universidade e foi coordenado pelo reitor Demetrius David da Silva, que também preside o Foripes.

O edital provém do Termo de Compromisso firmado entre o Ministério Público Federal (MPF), a Universidade e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), em abril de 2023, para a destinação de R$ 1,4 milhão, a serem empregados no financiamento de projetos de extensão universitária.  Embora o programa Participa Minas tenha sido formatado pelo MPF em conjunto com a UFV, as outras 10 universidades federais poderão aderir ao acordo.

A iniciativa no âmbito do MPF foi liderada pelo procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva. Aos representantes das universidades mineiras, ele disse que há uma orientação nacional para que o MPF atue cada vez mais em prol da educação pública. “Este projeto de apoio à extensão universitária une a defesa da educação a um resgate à sociedade mineira da dívida histórica que a mineração tem com o povo de Minas Gerais. Trata-se de uma atividade econômica lícita e importante, mas que retira muito e devolve pouco ao estado”, disse o procurador.

Carlos Bruno explicou ainda que os recursos para o financiamento do edital serão gerenciados pela Funarbe e cada proposta poderá receber até R$ 100 mil para pagamento de bolsas de extensão, serviços, transporte e diárias. Os recursos originaram-se de acordo firmado em fevereiro de 2022 com a mineradora Samarco, em razão do descumprimento de prazo estabelecido pela Lei Estadual 23.291/2019, para o descomissionamento das barragens Germano e Cava do Germano.

Durante o evento, o procurador esclareceu que este aporte inicial poderá aumentar substancialmente, a depender dos resultados alcançados nesta primeira iniciativa. De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFV, Evandro de Faria, que desde o final de 2022 coordena as ações da parceria com o MPF, os projetos não contemplados neste edital serão de grande importância para formação de um portifólio para prospecção de novos aportes de recursos pelo MPF.

Durante o evento, as reitoras da UFJF, Girlene Alves da Silva, e da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa, que também é vice-presidente do Foripes, o vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, e os pró-reitores de extensão das Universidades Federais de Juiz de Fora, Lavras, Minas Gerais, Ouro Preto, São João del-Rei, Triângulo Mineiro, Uberlândia, Viçosa, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Alfenas e Itajubá apresentaram ao procurador federal seus principais projetos de extensão. Carlos Bruno se mostrou encantado com as iniciativas e com a capacidade de as universidades chegarem às comunidades com conhecimento e interação.

Ao agradecer a iniciativa do MPF de contemplar as instituições mineiras conjuntamente na construção do edital e na destinação das verbas, o reitor da UFV lembrou que as universidades têm diferentes competências e interesses regionais, mas, em comum, desejam valorizar a extensão e a promoção do desenvolvimento das comunidades, “o que torna esse edital muito mais relevante”.

Além dos representantes das instituições, também participaram do evento, entre outros, a vice-reitora Rejane Nascentes, pró-reitores e diretores dos centros de ciências da UFV; o diretor-presidente da Funarbe, Rodrigo Gava, o juiz federal, Rafael Torres e a representante do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), Sandra Maria Antunes Nogueira, da Ufop.