Todos os campi

Trabalho de robótica é premiado em conferência internacional

03/07/2024

O trabalho Exploring the Science and Art of UAV Light Painting: From Equations and Pixels to Long-Exposure Photography, realizado no Núcleo de Especialização em Robótica (NERo) da UFV, foi premiado durante a Conferência Internacional de Sistemas Aéreos Não Tripulados (The 2024 International Conference on Unmanned Aircraft Systems). O evento aconteceu em junho, na cidade de Chania, na Ilha de Creta (Grécia). A premiação se deu na seção de LATAM Best Paper Awards, cujo objetivo era reconhecer os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento na área de aviação não tripulada da América Latina.

Orientado pelo professor Alexandre Santos Brandão (2º da esq. para dir.), do Departamento de Engenharia Elétrica, o trabalho foi desenvolvido pelo doutorando Leonardo Alves Fagundes Junior e o mestrando Celso Oliveira Barcelos, ambos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. A proposta era misturar arte com tecnologia e demonstrar como a matemática pode auxiliar na realização no ensino de robótica aérea. O trabalho consistiu na realização de fotos de longa exposição com figuras desenhadas por um drone. Dentre as imagens estavam funções tridimensionais parametrizadas no tempo e imagens coloridas dos logotipos da UFV e do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

O trabalho contou com a colaboração da professora Raquel Frizera Vassallo, da Universidade Federal do Espírito Santo, e do Laboratório de Análises Biomecânicas da UFV, coordenado pela professora Amanda Piaia Silvatti, do Departamento de Educação Física.

Conforme o professor Alexandre, a conferência é uma das mais importantes na área de robótica aérea e, desde 2014, o NERo participa ativamente da comunidade, com submissão e apresentação dos trabalhos de ponta desenvolvidos na UFV. “Este prêmio é um excelente reconhecimento das atividades de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas ao longo destes últimos 10 dez anos”.