Todos os campi

THE Impact Rankings: classificação mostra como UFV contribui com progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

17/06/2024

A UFV obteve uma nova e importante classificação dentre os rankings que demonstram que sua atuação tem gerado bons e consistentes resultados. Pela primeira vez, a Universidade participou e figura nos THE Impact Rankings, que destaca o grande grupo de instituições de ensino superior de todo o mundo que está comprometido e se esforça para enfrentar os desafios atuais e impulsionar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A UFV ficou com pontuação geral igual a 72,5, o que a colocou entre as 401-600 melhores classificadas. Considerando apenas as brasileiras, ela é a 12ª do total de 55 e a oitava dentre as federais.

O ranqueamento, realizado pela revista britânica Times Higher Education (THE), reconhece as instituições de ensino superior conforme suas especificidades e pontos fortes. Portanto, elas não são necessariamente avaliadas em todos os 17 ODS; mas, sim, naqueles em que são mais atuantes. Assim, a classificação é realizada de acordo com diferentes conjuntos de ODS e também diversos indicadores, como formação de profissionais, desenvolvimento de pesquisa e inovação e impacto social, dentre outros.

Da UFV, foram coletadas informações referentes a quatro ODS, que englobam suas principais contribuições: Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS nº 2), Água Potável e Saneamento (ODS nº 6), Energia Limpa e Acessível (ODS nº 7) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS nº 17). Servidores de vários setores da Universidade trabalharam para reunir os dados. A equipe, coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, incluiu representantes das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), de Extensão e Cultura (PEC), de Ensino (PRE) e de Administração (PAD) e das diretorias de Meio Ambiente (DAM), de Comunicação Institucional (DCI), de Relações Internacionais (DRI) e de Tecnologia da Informação (DTI).

A apresentação inédita da UFV nos THE Impact Rankings, para o reitor Demetrius David da Silva, “é um reconhecimento notável, principalmente das iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável e social, reflexo dos esforços contínuos da comunidade universitária para integrar os princípios dos ODS em suas operações rotineiras e na educação dos estudantes”. O reitor avalia que a Universidade vivencia um processo de evolução contínuo em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apesar de ainda enfrentar dificuldades para quantificar suas ações, nos três campi: “estamos estruturando e aprimorando ferramentas e processos para sistematizar esses dados e contaremos, cada vez mais, com todos os integrantes da UFV para termos a real dimensão do que é realizado”.

Pontuação nos ODS específicos
Dos quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em que a UFV foi pontuada, o melhor resultado está em Energia Limpa e Acessível (ODS nº 7): 46ª colocação mundial e dentre as três melhores do Brasil. Além da produção científica, foram salientadas ações para reduzir a emissão de carbono; atualização de edificações, buscando maior eficiência energética, e utilização de energia renovável, dentre outros.

Já em Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS nº 2), a Universidade é uma das 100 melhores do mundo e sexta do Brasil. Foram observadas ações para evitar o desperdício de alimentos e de combate à insegurança alimentar, compra de produtos da agricultura local e sustentável e a proporção de estudantes graduados e profissionalmente preparados para atuar em áreas relacionadas à agricultura e à sustentabilidade.

No ODS nº 6 — Água Potável e Saneamento, as evidências foram a medição e o tratamento de água, bem como sua reutilização e conservação, dentro e fora dos espaços da Universidade. O ponto forte da UFV está na quantidade de água tratada e disponibilizada para a comunidade. As ações correspondentes a esse ODS classificaram a Universidade dentre as 300 melhores do mundo e terceira do Brasil.

Por fim, na área de parcerias e meios de implementação dos ODS, foi verificado se a Universidade tem envolvimento ou contribui para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas aos Objetivos, seja por meio de colaborações e atividades de extensão ou pesquisa, nacionais e internacionais. Todas as instituições participantes foram pontuadas nesta área.

Segundo Ludmila Maria Martins de Oliveira, técnica da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, responsável pelo acompanhamento dos ranqueamentos da UFV no âmbito internacional, reconhecimentos como esse aumentam a visibilidade e o alcance da UFV. “Estar nos THE Impact Rankings também serve como uma plataforma para atrair parcerias e colaborações com outras instituições e organizações que compartilham os mesmos valores. Isso pode resultar em mais oportunidades de pesquisa, intercâmbio acadêmico e projetos conjuntos que beneficiem tanto a Universidade quanto a comunidade global”, destacou.