Todos os campi

Governo Federal anuncia repasse de recursos em reunião com reitores de universidades e institutos federais

10/06/2024

Reitores das instituições federais de ensino superior (Ifes), entre eles o da UFV, Demetrius David da Silva, estiveram em Brasília (DF), nesta segunda-feira (10), reunidos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e teve como objetivo principal o anúncio de novos repasses de recursos para as instituições federais. As ações, de acordo com o presidente, reafirmam o compromisso do governo com a Educação, já que ela “é a única saída para tornar o Brasil um país desenvolvido”.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou oficialmente dados sobre o aguardado novo PAC das universidades, que prevê a consolidação e expansão da rede federal de ensino e dos hospitais universitários. O investimento divulgado pelo governo é de R$5,5 bilhões, sendo R$3,17 bilhões para consolidação das instituições, eixo que foi reiteradamente destacado pelos reitores como primordial durante as negociações. Além disso, o anúncio prevê R$600 milhões para a criação de 10 novos campi e R$1,75 bilhão para os hospitais universitários.

Dentre os investimentos para consolidação das Universidades, estão previstas 223 novas obras, além de repasses para 20 obras em andamento e a retomada de outras 95. O foco do governo foi atender projetos que visam ao fortalecimento da graduação, por meio da expansão e melhoria de salas de aula, laboratórios, bibliotecas, auditórios, estruturas acadêmicas e complexos esportivos e culturais; e da assistência estudantil, com foco em refeitórios, moradias, equipamentos de saúde e centros de convivência.

Professor Demetrius ao lado de outros reitores de universidades mineiras

O governo também anunciou uma nova recomposição orçamentária de R$400 milhões para custeio das Ifes, onde apenas R$279,2 milhões serão destinados para as universidades federais. O repasse, de acordo com professor Demetrius, representa um avanço no diálogo e no entendimento do governo sobre a essencialidade do papel das universidades, mas, como também foi destacado nas falas dos representantes dos dirigentes das instituições de ensino, o valor ainda é insuficiente. Se for feito linearmente em relação à participação das universidades no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), a UFV receberá  R$4.330.683,63, totalizando R$97.956.301,63 para custeio da Universidade em 2024.

Em sua fala, a reitora da Universidade de Brasília (UnB) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Márcia Abrahão, reconheceu os investimentos do governo em Educação, Ciência e Tecnologia e destacou que o valor de R$ 6,3 bilhões que será repassado pelo governo para as Ifes após o anúncio do novo aporte “aproximará do orçamento de 2017, considerando a inflação”, mas ainda está longe do valor defendido pela Andifes, de R$ 8,5 bilhões. “Esperamos que o orçamento de 2025 nos coloque em condições de atender o presente e planejar um futuro melhor”, concluiu a presidente da Andifes.

Participaram também da reunião o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dwek, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, além de outras autoridades do Ministério da Educação e parlamentares.