Inflação cai em março, mas alimentação mantém preços altos em Viçosa, de acordo com DEE

05/04/2024

Em março, Viçosa voltou a registrar inflação, mas, desta vez, de 0,43%, conforme divulgado pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - Viçosa, calculado pelo Departamento de Economia (DEE) da UFV. Isso revela que o índice permanece positivo, apontando que, em média, os preços voltaram a se elevar em Viçosa no mês passado, só que em menor intensidade, na comparação com janeiro e fevereiro deste ano.

Dos sete grupos que compõem o IPC-Viçosa, quatro tiveram variações positivas: Alimentação (2,03%); Artigos de Residência (1,44%); Saúde e Cuidados Pessoais (0,99%), e Educação e Despesas Pessoais (0,71%). Já as variações negativas foram percebidas em Habitação (-0,09%), Vestuário (-0,45%), e Transporte e Comunicação (-2,08%). O grande impacto foi verificado no grupo Alimentação, porque, além de ser aquele de maior peso no cálculo do índice, foi o que apresentou a maior inflação no mês. Nesse grupo, geralmente no verão, os preços dos alimentos sobem em virtude das temperaturas mais elevadas e do maior volume de chuvas - fatores esses que impactam negativamente a safra dos produtos alimentícios.

Em relação ao custo da cesta básica, em março, o aumento foi de 0,95% no município de Viçosa; tal valor foi inferior a janeiro, mas superior a fevereiro. Influenciaram este desempenho, principalmente, a alta nos preços do café em pó (6,66%) e do arroz tipo 1 (6,09%).

Todos os detalhes do IPC-Viçosa de março podem ser conferidos no arquivo anexo.

Sobre o IPC
O Departamento de Economia da UFV acompanha, desde 1985, a evolução dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. A pesquisa tem como público-alvo uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários-mínimos. Para todos os meses do ano, são levantados os preços de 421 produtos em 246 estabelecimentos comerciais do município.

Os boletins e as séries históricas do IPC-Viçosa estão disponíveis na página do índice, no site do DEE.