Todos os campi

Universidade celebra bons resultados em sustentabilidade ambiental

02/04/2024

Um carro novinho e adesivado com a logomarca do Programa UFV + Sustentável começa a chamar a atenção de quem passa pelo campus Viçosa. Trata-se do primeiro veículo totalmente elétrico da frota da Universidade. Segundo o reitor Demetrius David da Silva, o BYD Dolphin GS 180 EV será o primeiro de outros que virão. A UFV também comprou um carro híbrido, um Corolla Cross XRX, para viagens mais longas. A ideia é renovar a frota aos poucos, na medida do possível, contribuindo, assim, para reduzir o uso de combustíveis fósseis.

O diretor de Meio Ambiente da UFV, Ulisses Bifano Comini, explica que a elaboração de estudos para projetos de meios de transporte mais sustentáveis é uma das metas (M13) do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade: “temos como objetivo aprimorar as ações de sustentabilidade e a aquisição destes veículos vai permitir que as equipes técnicas avaliem a eficiência deles para o cumprimento das nossas metas”. Ulisses ressalta que a adoção de veículos movidos a energia limpa e renovável, bem como novos meios de mobilidade no campus, como a implementação das ciclofaixas, são parâmetros importantes para que a Universidade se mantenha atuante e seja também reconhecida pelos seus esforços em sustentabilidade, por meio de programas e ranqueamentos de excelência, como a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e o Green Metrics.

Certificação do Ministério do Meio Ambiente

A UFV acaba de conquistar o certificado de adesão ao Programa A3P, conferido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) às instituições públicas que adotam uma agenda ambiental em suas administrações. O Programa se destina aos órgãos públicos dos três poderes da República e às instâncias federal, estadual e municipal. A adesão é voluntária.

De acordo com o MMA, o governo federal tem um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e no incentivo à adoção de tecnologias mais eficientes, que poupem matéria-prima e incentivem a reutilização de insumos. Segundo Ulisses Comini, a UFV conquistou o certificado rapidamente, porque o Plano de Logística Sustentável, de 2021, e o Programa UFV +Sustentável, criado em 2022, já incorporavam os conceitos preconizados pela Agenda proposta pelo MMA. Dentre eles, a melhoria da cultura institucional de sustentabilidade socioambiental. A Universidade já criou uma página em seu site para informar à comunidade o andamento das ações preconizadas pela adesão ao Programa A3P.

UI GreenMetric 2023

Outra boa notícia é que a UFV melhorou sua pontuação no UI GreenMetric World University Rankings, uma publicação anual que classifica universidades de todo o mundo com base nos compromissos e ações em prol da sustentabilidade.

Na edição de 2023, o GreenMetric avaliou 1.183 universidades de 84 países. A UFV garantiu 79,25% do total de pontos e ficou em 7º lugar entre as universidades nacionais, uma posição acima da edição de 2021, última da qual participou. “Globalmente, a Universidade ocupa a 184ª posição, o que nos coloca entre as 16% melhores universidades participantes do ranking, nossa melhor classificação relativa até então”, afirma o diretor de Meio Ambiente.

O UI GreenMetric é uma iniciativa da Universidade da Indonésia, criada em 2016, para aumentar a consciência universitária em relação à sustentabilidade. A classificação leva em conta fatores, como uso da água, destinação de resíduos, transporte, educação ambiental, energia e consideração das mudanças climáticas e adaptação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.