Todos os campi

Equipe da UFV participa da Competição Baja SAE Brasil com protótipo 100% elétrico

27/03/2024

A equipe UFVbaja Pererecas participou da 29° Competição Baja SAE Brasil-Etapa Nacional, realizada entre os dias 20 e 24 de março, em São José dos Campos (SP), com o seu primeiro protótipo desenvolvido com sistema de transmissão 100% elétrico. O protótipo foi o único da competição, que tem como foco modelos de veículos off-road com motores à combustão. Por essa diferença, a equipe da UFV não competiu com as outras universidades para pontuação na classificação geral. O protótipo foi submetido apenas às provas de inspeção técnica de segurança mecânica e elétrica, para viabilizar a participação nas provas dinâmicas de curta duração (frenagem, aceleração e velocidade final). No encerramento da competição, o veículo foi exposto ao público, gerando admiração e interesse por sua inovação.

De acordo com a professora Geice Paula Villibor (Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica), que coordena a UFVbaja Pererecas desde 2012, há dois anos a Universidade foi uma das três convidadas pela SAE a projetar os primeiros MVP (Mínimo Produto Viável) elétricos de bajas para competição. O objetivo seria o de estimular as discussões em torno da criação, no Brasil, da categoria de bajas elétricos, semelhante ao que já acontece na Índia. No ano passado, a equipe expôs um modelo híbrido e, em 2024, um MVP 100% elétrico, que utiliza motor elétrico nas rodas, alimentado por baterias. As demais convidadas não apresentaram seus modelos.

Para Geice, o projeto da UFV não apenas evidencia o avanço tecnológico da equipe, mas também sua sintonia com as demandas atuais do mercado. “A participação na Competição Baja SAE Brasil representa uma conquista e um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e inovador dos protótipos”. A coordenadora da UFVbaja Pererecas explica que a categoria principal da equipe continua sendo a de bajas com motores à combustão e que, por questões financeiras, não foi possível construir os dois protótipos para a competição deste ano, optando-se apenas pelo elétrico. Para 2025, o desejo é levar os dois protótipos. Com base nas observações feitas pelos juízes durante a competição e no regulamento a ser proposto pela SAE para 2025, a expectativa da professora é que a equipe da UFV participe de provas mais complexas com o veículo elétrico, como as de suspensão e tração e o enduro de resistência.

Vale destacar que a equipe UFVbaja é composta por 23 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal e Engenharia de Produção, todos do campus Viçosa.

O enduro pode ser conferido na transmissão realizada pela SAE Brasil, ainda disponível no YouTube, com uma entrevista da professora Geice sobre o protótipo off-road elétrico.

Fotos: Noemi Silva