Institucional

Todos os campi

Sistema criado na UFV torna cafeicultura de montanha ambiental e economicamente sustentável

22/03/2024

Produtores de café de regiões montanhosas, como a Zona da Mata mineira, estão abandonando a cultura e deixando para trás uma impressionante degradação nos solos. Nessas áreas, a mecanização é difícil, a mão de obra cara e a produtividade nem sempre compensa.

O vídeo abaixo, produzido pela Diretoria de Comunicação Institucional da UFV, mostra um experimento inovador que pode ajudar produtores de café de montanha a retomarem a produção e conservarem os solos. Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento se reuniram para propor um sistema de produção para tornar a cafeicultura de montanha ambiental e economicamente sustentável. Batizado de Di Terraci, ele atualiza práticas conservacionistas tradicionais, consorciando café com árvores frutíferas, como a banana, o cacau e o abacate, plantadas nas saias dos terraços. Com isso, é possível diversificar a produção otimizando a área de plantio. Terraços maiores permitem a mecanização em todas as etapas da produção.

Os experimentos são promissores e mostram que o sistema aumenta a infiltração da água, melhora o aporte de carbono, conserva os solos e atinge médias de produtividade e qualidade semelhantes aos melhores plantios da região.



 

Divulgação Institucional