Todos os campi

Professor Demetrius participa de audiência na ALMG sobre alterações no estatuto da Fapemig

20/03/2024

Demetrius participou do evento representando o Foripes. Foto: Alexandre Netto/ALMG.

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, foi um dos integrantes da mesa da audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater os impactos do Decreto nº 48.715. Assinado pelo governador Romeu Zema, em outubro de 2023, o documento alterou o Estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Como presidente do Fórum das Instituições Públicas do Estado Minas Gerais (Foripes), o reitor Demetrius "reafirmou o compromisso público de total apoio à Fapemig, fundação responsável por aportar a maior parte de recursos para ciência, tecnologia e inovação no estado de Minas Gerais, principalmente em um cenário, como o vivenciado recentemente, de total escassez de recursos federais para financiamento das universidades". Ele lembrou que a Universidade Federal de Viçosa, mesmo localizada no interior da Zona da Mata mineira, conta com 13 programas de pós-graduação com níveis 6 e 7, sendo oito deles com o nível máximo, 7. "Não há nenhuma outra instituição localizada no interior do Brasil que se destaque como a UFV e não tenho dúvidas de que tudo que somos devemos ao papel estratégico da Fapemig no estado, por isso estamos trabalhando em prol da instituição", afirmou.

Demetrius ainda parabenizou a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia por abrir o espaço para debater um tema estratégico para a sociedade e enfatizou: "apesar de estarmos na economia do conhecimento, infelizmente, Minas Gerais continua se destacando por ser exportador de commodities, principalmente do minério de ferro e grãos do agronegócio, e importador de tecnologia, justamente pela falta de investimentos na área. Estamos aqui não para focar em questões pessoais, mas sim institucionais, em defesa do nosso grande patrimônio, que é a Fapemig, um órgão de Estado muito mais do que de governo. Não podemos correr o risco agora de retroceder. Vivemos uma situação muito complexa em todas as universidades públicas e a presença dos reitores nesta audiência destaca a importância desta pauta".

A audiência foi conduzida pela presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputada Beatriz Cerqueira, que assinou, com a deputada Lohanna e os deputados Betão e Professor Cleiton, o requerimento para que o debate ocorresse. Em sua justificativa destacou que o Decreto nº 48.715, “sem qualquer consulta ou diálogo prévio à comunidade científica da referida fundação, compromete, sobremaneira, a gestão democrática das fundações de apoio, principalmente aquelas com atuação no fomento à pesquisa.”

Participaram do debate, deputados, representantes das universidades, de instituições de ensino e de pesquisa, da Fapemig, da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Todas as discussões da audiência podem ser conferidas na transmissão que está disponível no YouTube da ALMG.