Institucional
Todos os campi
20/03/2024
Demetrius participou do evento representando o Foripes. Foto: Alexandre Netto/ALMG.
O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, foi um dos integrantes da mesa da audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater os impactos do Decreto nº 48.715. Assinado pelo governador Romeu Zema, em outubro de 2023, o documento alterou o Estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Como presidente do Fórum das Instituições Públicas do Estado Minas Gerais (Foripes), o reitor Demetrius "reafirmou o compromisso público de total apoio à Fapemig, fundação responsável por aportar a maior parte de recursos para ciência, tecnologia e inovação no estado de Minas Gerais, principalmente em um cenário, como o vivenciado recentemente, de total escassez de recursos federais para financiamento das universidades". Ele lembrou que a Universidade Federal de Viçosa, mesmo localizada no interior da Zona da Mata mineira, conta com 13 programas de pós-graduação com níveis 6 e 7, sendo oito deles com o nível máximo, 7. "Não há nenhuma outra instituição localizada no interior do Brasil que se destaque como a UFV e não tenho dúvidas de que tudo que somos devemos ao papel estratégico da Fapemig no estado, por isso estamos trabalhando em prol da instituição", afirmou.
Demetrius ainda parabenizou a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia por abrir o espaço para debater um tema estratégico para a sociedade e enfatizou: "apesar de estarmos na economia do conhecimento, infelizmente, Minas Gerais continua se destacando por ser exportador de commodities, principalmente do minério de ferro e grãos do agronegócio, e importador de tecnologia, justamente pela falta de investimentos na área. Estamos aqui não para focar em questões pessoais, mas sim institucionais, em defesa do nosso grande patrimônio, que é a Fapemig, um órgão de Estado muito mais do que de governo. Não podemos correr o risco agora de retroceder. Vivemos uma situação muito complexa em todas as universidades públicas e a presença dos reitores nesta audiência destaca a importância desta pauta".

A audiência foi conduzida pela presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputada Beatriz Cerqueira, que assinou, com a deputada Lohanna e os deputados Betão e Professor Cleiton, o requerimento para que o debate ocorresse. Em sua justificativa destacou que o Decreto nº 48.715, “sem qualquer consulta ou diálogo prévio à comunidade científica da referida fundação, compromete, sobremaneira, a gestão democrática das fundações de apoio, principalmente aquelas com atuação no fomento à pesquisa.”
Participaram do debate, deputados, representantes das universidades, de instituições de ensino e de pesquisa, da Fapemig, da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Todas as discussões da audiência podem ser conferidas na transmissão que está disponível no YouTube da ALMG.
Divulgação Institucional
Serviços
Divisão de Alimentação comunica funcionamento dos RUs durante as férias
17/12/2025
Institucional
Universidade firma convênio com agência reguladora de saneamento para pesquisa e formação acadêmica
17/12/2025
Serviços
DGS divulga sistema especial de coleta de resíduos para fim de ano
17/12/2025
Institucional
UFV tem mais três novos cursos aprovados para edital do Sisu 2026
17/12/2025
Universidade firma convênio com agência reguladora de saneamento para pesquisa e formação acadêmica
17/12/2025
UFV apresenta estudo de viabilidade de implantação do Hospital Universitário em Viçosa
15/12/2025
UFV tem mais três novos cursos aprovados para edital do Sisu 2026
17/12/2025
Divulgado Edital BICJr/Fapemig 2026-2027
16/12/2025
Abertas inscrições para edição 2026 do Selo UFV+Sustentável
16/12/2025