Institucional

Todos os campi

Ouvidoria da UFV: um canal para manifestações da comunidade

14/03/2024

No início de cada ano letivo, novos estudantes chegam aos três campi da UFV e a adaptação deles à rotina universitária toma tempo. São muitas novidades e diversas maneiras de lidar com elas, considerando a bagagem cultural de cada um. Nesse processo, os calouros podem e devem contar com o apoio da comunidade universitária; o contato com professores, técnicos, colaboradores terceirizados e outros estudantes é essencial para que a integração seja um sucesso. E é prezando pelo bem-estar e segurança de todos que a instituição lembra de um canal de comunicação importante: a sua ouvidoria.

A ouvidoria da UFV recebe denúncias, elogios, reclamações e sugestões, dentre outras manifestações, de quaisquer pessoas. É um órgão que auxilia a Universidade a aprimorar sua gestão, com base em opiniões e avaliações dos seus públicos, e a combater práticas abusivas, como assédios e discriminações. Para entender o funcionamento desse canal de comunicação ou se manifestar, basta acessar o site ouvidoria.ufv.br.

A apuração de um caso de assédio, por exemplo, começa na ouvidoria. É a partir das manifestações recebidas por meio dela — com sigilo e proteção dos dados do denunciante e do denunciado — que a instituição aciona a Unidade Seccional de Correição ou a Autoridade de Apuração para realizar os procedimentos necessários.

A ouvidoria, portanto, é o canal de comunicação adequado e efetivo junto à UFV. Ao se manifestar por meio dela, a comunidade promove uma cultura institucional cada vez mais consciente e íntegra, que propõe melhorias e é capaz tanto de identificar uma prática abusiva quanto prevenir seu acontecimento.

Guia Lilás
A UFV destaca também que adota o Guia Lilás como referência e indica sua leitura a todos. Ele foi publicado pela Controladoria Geral da União e difunde um conjunto de informações e orientações sobre o tratamento de assédios moral e sexual, além de discriminações, no governo federal. O Guia é um recurso para um ambiente inclusivo e de respeito mútuo.

Divulgação Institucional