Institucional
Campus Viçosa
14/03/2024
Como parte das ações do projeto Fortalecimento do Setor da Pecuária de Corte do Zimbábue, a UFV está recebendo desde segunda-feira (11) uma delegação do governo zimbabuense. Eles participarão, até esta sexta-feira (15), de capacitações sobre Melhoramento Animal e Reprodução Animal, oferecidas por professores dos departamentos de Zootecnia (DZO) e Veterinária (DVT), respectivamente, além de conhecerem a estrutura da Universidade.
Zimbabuenses foram recepcionados no Centro de Ciências Agrárias
As capacitações são uma das atividades previstas no projeto, assinado em 2019, entre a UFV, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério das Terras, Agricultura, Água, Clima e Reassentamento Rural do Zimbábue, com o objetivo de fortalecer a pecuária de corte zimbabuense. A iniciativa atua em três eixos prioritários: melhoramento de pastagens; reprodução animal, e tecnologia da informação aplicada à pecuária.
A UFV foi a instituição brasileira escolhida para coordenar o projeto por sua experiência internacionalmente reconhecida no setor agropecuário. As capacitações oferecidas correspondem a demandas recebidas do próprio país africano e têm entre os seus propósitos transmitir experiências bem-sucedidas no Brasil.
Participam dos treinamentos desta semana 12 técnicos, dentre veterinários, agrônomos e zootecnistas, indicados pelo governo zimbabuense. De acordo com o professor Odilon Gomes Pereira, do DZO, responsável por coordenar a visita da comitiva na Universidade, as capacitações estão sendo bem avaliadas pelos técnicos. Em melhoramento animal, o foco principal tem sido avaliação genética de dados, de modo a capacitá-los para as raças bovinas do Zimbábue. Já na reprodução animal, estão sendo abordados aspectos, como coleta de embriões convencional, avaliação andrológica, espermiograma, dentre outros temas.
A expectativa é que os conhecimentos adquiridos nas capacitações possam ser aplicados para a melhoria do setor de gado de corte do Zimbábue. Essas são as duas últimas capacitações do projeto e estão sendo ministradas pelos professores do DZO Delvan Alves da Silva e Daniele Botelho Diniz Marques, na área de Melhoramento Animal, e pelo professor do DVT José Domingos Guimarães, na área de Reprodução Animal. Ao todo foram realizados cinco capacitações, sendo quatro na UFV e uma no Zimbábue.
Divulgação Institucional
Institucional
Professores do DEA lançam obras que reúnem avanços científicos em pós-colheita agrícola e cafeicultura
19/06/2026
Institucional
Funarbe doa veículo para segurança no campus Viçosa
20/06/2026
Institucional
96ª Semana do Fazendeiro está com inscrições abertas para público geral
19/06/2026
Serviços
RU III tem mudança de horário no jantar desta quarta-feira
19/06/2026
Professores do DEA lançam obras que reúnem avanços científicos em pós-colheita agrícola e cafeicultura
19/06/2026
Funarbe doa veículo para segurança no campus Viçosa
20/06/2026
96ª Semana do Fazendeiro está com inscrições abertas para público geral
19/06/2026
Semana de Extensão e Aprimoramento Regional celebra 20 anos do campus Rio Paranaíba
18/06/2026
Aberto prazo para avaliação das disciplinas de graduação 2026/I nos três campi
18/06/2026