Todos os campi

Redes de Pesquisa e de Desenvolvimento Tecnológico da UFV aprovadas em edital da Fapemig receberão investimento de cerca de R$18 milhões

08/03/2024

A UFV aprovou 11 propostas na Chamada 12/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), cujo resultado final foi divulgado no último dia 1º. Juntas, elas representam cerca de R$18 milhões a serem investidos na criação e fortalecimento de Redes Estruturantes, de Pesquisa Científica ou de Desenvolvimento Tecnológico.

Ao todo, foram 62 propostas contratadas no estado. A UFV foi a segunda universidade federal com mais aprovação e abriga uma das propostas com o maior volume de recursos. Para o projeto Estratégias emergentes e disruptivas para o saneamento sustentável no estado de Minas Gerais: biorrefinaria de microalgas no contexto de redes de desenvolvimento tecnológico, coordenado pela professora Maria Lúcia Calijuri (Departamento de Engenharia Civil), está prevista a liberação de R$ 2.130.236,00. Esse é o segundo maior valor aprovado pelo edital, que prevê o investimento de R$ 101.011.249,46.

A Chamada da Fapemig, divulgada em julho do ano passado, tem como objetivo estimular a criação e o fortalecimento de redes de pesquisa, com vistas à produção coletiva, ao intercâmbio e à difusão do conhecimento. Ela também visa ao incremento nos padrões de excelência e produtividade das pesquisas científicas e tecnológicas, à otimização no uso dos recursos, bem como à geração e consolidação de grupos de referência em áreas do conhecimento e setores estratégicos e de interesse de Minas Gerais.

Confira as propostas da UFV aprovadas. O resultado final está disponível no site da Fapemig.

- O Papel Estruturante da Rede Mineira de Propriedade Intelectual na Promoção de Inovações Orientadas ao Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
Coordenador: Rodrigo Gava (Departamento de Administração e Contabilidade)
R$ 1.205.271,00

- Soluções Tecnológicas Sustentáveis para a Cultura do Café