Diretoria de Segurança Patrimonial e Comunitária conta com trabalho de nova empresa e reforça projeto Campus Seguro na volta às aulas

01/03/2024

Desde fevereiro, a segurança do campus Viçosa está sendo realizada por uma nova empresa. A Albatroz, vencedora da licitação pública para prestação dos serviços de Segurança Universitária Federal, vem trabalhando em conjunto com a equipe da Diretoria de Segurança Patrimonial e Comunitária (DSG) da UFV, sob a coordenação do coronel Lúcio Mauro Campos Silva.

Embora a mudança possa ser notada com a troca de cor (de verde para preto) do uniforme dos vigilantes que atuam no campus, ela não trará alterações na filosofia de trabalho, que, segundo o coronel Campos, continuará visando ao ambiente de paz na UFV. “Com a promoção de serviços preventivos de segurança e socorrimento público, continuaremos servindo, de forma efetiva, a toda comunidade universitária e aos públicos que utilizam o campus no dia a dia e nos vários eventos também”.

Com o novo contrato, a DGS passou a contar com novos equipamentos e viaturas. Sua frota de veículos foi renovada, com automóveis e motos zero-quilômetro, já devidamente plotados pela Universidade. Com as motos, haverá ampliação dos serviço no turno da noite.

Campus Seguro
Esta semana, com o retorno das aulas na UFV, a equipe da DSG intensificará as ações do projeto Campus Seguro. Dentre as diversas atividades previstas, estão a distribuição de folders aos estudantes e à comunidade com orientações e dicas de segurança, e também com números de telefones úteis da UFV e de Viçosa.

A segurança neste caso não diz respeito apenas à prevenção de furtos e roubos, mas também de acidentes no trânsito e de incêndios em moradias e locais de trabalho. Para todas essas situações, o material distribuído pela DSG traz orientações sobre como evitá-las e também sobre como se comportar caso aconteçam.

De acordo com o coronel Campos, essas ações exemplificam a filosofia da vigilância comunitária, que é promover a interação e integração entre os profissionais de segurança da Universidade e os públicos interno e externo da instituição.

Vale lembrar que a DGS funciona na reta principal do campus Viçosa (avenida PH Rolfs) e atende pelo telefone (31) 3612-4000.