Todos os campi

UFV registra maior consumo de energia elétrica proveniente de fontes alternativas

27/02/2024

Por volta das 10h desta terça-feira (27), o campus Viçosa registrou um marco importante: 31% do consumo de energia elétrica proveniente de fontes alternativas. Isso significa um terço do consumo total; os dois terços restantes vieram da concessionária Cemig. O percentual celebrado pela instituição vai ao encontro de um dos objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2029, que é o de aprimorar as ações de sustentabilidade. Com o registro desta terça, a Universidade já alcançou 36% do que prevê a meta 14: “aumentar em 100% o percentual de geração própria de energia limpa”.

Print de tela mostrando um gráfico de barras onde se registra o aumento do consumo de energia de fontes alternativas, conforme o texto.

Para o pró-reitor de Administração, Leonardo de Assis Vidigal, esse registro representa um importante passo no programa de eficiência energética da UFV, refletindo os esforços contínuos da instituição em direção à sustentabilidade e à redução de sua pegada de carbono. Contudo, ele chama a atenção para a necessidade de se manter o monitoramento do consumo de energia, especialmente com a volta às aulas, na próxima segunda-feira (4). O pró-reitor destaca a importância do uso responsável da energia elétrica, mantendo, por exemplo, o ar-condicionado em temperaturas em torno de 24°C e de desligá-los ao se ausentar dos ambientes.

Segundo a equipe da PAD “ao adotarmos medidas preventivas e promovermos uma cultura de uso racional da energia, poderemos evitar potenciais problemas decorrentes do aumento do consumo durante o retorno às atividades acadêmicas, como multas e interrupções não programadas no fornecimento”. A Pró-Reitoria agradece a todos pela colaboração e compreensão, e ressalta que "é por meio do engajamento coletivo que alcançaremos resultados significativos em prol da sustentabilidade e do bem-estar da comunidade universitária”.