Todos os campi

Universidade lança edital Programa de Apoio à Modernização e Manutenção dos Laboratórios Didáticos

26/02/2024

O reitor Demetrius David da Silva lançou, na manhã desta segunda-feira (26), um novo edital do Programa de Apoio à Modernização e Manutenção dos Laboratórios Didáticos (Proladi), coordenado pelas pró-reitorias de Ensino (PRE) e de Planejamento e Orçamento (PPO). O objetivo principal é apoiar propostas de modernização e manutenção dos laboratórios didáticos, encaminhadas pelas coordenações dos cursos de graduação, que estejam inseridas no contexto da valorização do ensino e permanência estudantil.

Grande varanda coberta com telhado de telhas de barro e piso de cimento. O reitor está no centro falando ao microfone, observado por outras pessoas. Ao redor da varanda, muitas árvores e vegetação.

O montante de recursos disponíveis é de até R$3 milhões e cada proposta poderá ser de, no máximo, R$ 200 mil, valor que deverá ser executado, obrigatoriamente, no exercício de 2024. Dentre as novidades desta segunda edição do Proladi, está o fato de que as comissões coordenadoras proponentes poderão solicitar recursos para a obtenção de livros e de material classificado como custeio, além da aquisição e manutenção de equipamentos e mobiliário, inclusive softwares, a exemplo do que ocorreu no ano passado. Durante o lançamento do edital, o reitor lembrou que o financiamento será realizado com recursos próprios da UFV, provenientes do orçamento da instituição, disponibilizados na Lei Orçamentária Anual de 2024.

O prazo para inscrições de propostas ficará aberto de 4 de março a 1º de abril. O resultado final está previsto para 2 de maio. Todos os detalhes podem ser conferidos no edital anexo, disponível também no site da PRE.

O lançamento do Proladi ocorreu durante o Café com Prosa, realizado no Recanto das Cigarras, no campus Viçosa, para acolher os professores e possibilitar um momento de encontro e trocas. O evento estava previsto na programação do Diálogos Docentes: Ressignificando Saberes e Práticas, que vai até quinta-feira (29). Além do reitor, participaram a vice-reitora Rejane Nascentes, representantes das pró-reitorias e diretores dos centros de ciências da Universidade. Vale lembrar que o Café com Prosa também acontecerá nos campi Florestal e Rio Paranaíba nesta terça-feira (27).

Foto: Daniel Sotto Maior