Todos os campi

UFV-Rio Paranaíba celebra formatura em duas Sessões de Colação de Grau

05/02/2024

Várias fileiras de formandos de pé, com beca preta e faixa rosa na cintura, segurando o capelo nas mãos. A UFV-Rio Paranaíba realizou, na sexta-feira (2), duas Sessões Solenes de Colação de Grau. Elas aconteceram no Salão de Festas Sebastião Vicente de Paulo e envolveram cerca de 100 formandos. Na primeira, às 17h, a celebração foi dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis e Ciência e Tecnologia de Alimentos, cujos formandos tiveram como paraninfa a professora Raquel Santos Soares Menezes, do curso de Administração. Rafaella Ferreira Rodrigues, da Agronomia, conduziu o juramento, e Davi Luis Silva Prado e Sousa, formando de Administração, foi o orador da turma. Representando os pais dos formandos, Vani Maria Fernandes Simões e José Maria Alves Simões receberam uma homenagem da filha Priscila Fernandes Simões Porto, do curso de Ciências Contábeis. A administradora Kerly Oliveira foi a servidora técnico-administrativa homenageada da turma.

Às 20h, foi a vez da colação de grau dos formandos de Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Nutrição, Química e Sistemas de Informação. Eles escolheram como paraninfa a professora Sabrina da Silva Pinheiro de Almeida, do curso de Ciências Biológicas. O formando Otávio Augusto Rodrigues dos Santos, do curso de Engenharia Civil, ficou responsável pelo juramento, e Alexandre Bertulino dos Santos Júnior, do curso de Sistemas de Informação, foi o orador. A homenagem aos pais foi entregue à Adelândia Vieira Costa pela filha Fernanda Vieira Cardoso, do curso de Engenharia de Produção. O servidor técnico-administrativo homenageado foi o engenheiro civil Miguel Martino.

O reitor se debruça sobre uma mesa de tolha rendada branca e coloca o capelo na cabeça de uma formanda, sendo observado por outras pessoas. Nas duas cerimônias, os alunos que tiveram excelência em seus cursos de graduação receberam a Medalha Presidente Bernardes. Na primeira turma, foi agraciado com a medalha de ouro o formando Igor dos Reis Mateus, do curso de Ciências Contábeis. Andressa de Morais Vargas (Ciências Contábeis) e Davi Luis Silva Prado e Sousa (Administração-Integral) receberam medalhas de prata. Na segunda turma de formandos, o reconhecimento foi para Gleidson Vinícius Gomes Barbosa (Sistemas de Informação), agraciado com a medalha de prata.

Em nome da UFV
O diretor Renato Ruas faz seu discurso num púlpito de madeira com o brasão da UFV. Ele usa beca preta e pelerine branca sobre os ombros. Nos dois momentos, o diretor-geral do campus Rio Paranaíba, Renato Adriane Alves Ruas, deixou registrado os parabéns aos formandos e aos seus pais. A esses, lembrou que a dor da despedida de seus filhos, há quatro ou cinco anos, quando entraram na Universidade, estava, agora, sendo compensada com a formatura. “A educação é a maior herança que vocês deixarão para os seus filhos”, afirmou. Aos personagens principais do dia, agradeceu pela escolha da UFV e pelo tempo que ficaram na Universidade, que envolveu, inclusive, o difícil período da pandemia de covid-19. “Tudo o que aprenderam será fundamental para superar os desafios na vida”, garantiu o diretor-geral do campus Rio-Paranaíba. Ao lembrar que, a partir de agora, os formandos “terão que fazer novas conexões e desenvolver novos laços sociais”, ele pediu: “procurem fazer diferença, de foma positiva, na vida das pessoas. Usem o talento para ajudar o próximo e comecem pela forma mais simples”. Assim, “estarão contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”. Renato ressaltou, ainda, que a UFV estará sempre torcendo pelo sucesso profissional e pessoal dos formandos e aberta para o que eles precisarem.

O diretor Renato Ruas cumprimenta um formando alto, ruivo, cabelo preso em rastafári, beca preta e faixa azul claro na cintura.

Em seu discurso para os agora ex-alunos da UFV, o reitor Demetrius David da Silva comentou: “vocês adquiriram conhecimento técnico, científico e inestimável capital cognitivo. Além disso, adquiriram habilidades psicológicas e emocionais valiosas, já que os desafios são inerentes à rotina e à convivência universitária”. Ele aconselhou: “na caminhada da vida, vale procurar ser o melhor possível de si mesmo. Mas ao procurar o melhor possível de si, jamais deixem de reconhecer a importância de valores éticos e morais”. O reitor lembrou que a celebração reveste-se de particular significado para a UFV. “Vocês representam a sociedade, a razão de ser da UFV como instituição pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. É para vocês, por vocês, que aqui estamos ensinando, pesquisando, inovando e dialogando com comunidades e grupos sociais nos processos de extensão”.

O reitor Demetrius faz seu discurso no púlpito. O professor Demetrius também recomendou aos formandos que “levem consigo não apenas o conhecimento técnico adquirido, mas os valores que a UFV busca cultivar: a ética, a empatia, a busca incessante pelo saber e o compromisso com a construção de um mundo mais justo e sustentável”. Reforçou o desejo de que eles “desempenhem as atividades profissionais com seriedade e competência”, sem deixar de lado “a alegria e o entusiasmo”. Assim, “poderemos manter a esperança e a energia necessárias para preservar e aperfeiçoar o ensino superior público e a nossa amada UFV”.

As duas cerimônias, das quais participaram, ainda, autoridades da cidade de Rio Paranaíba, como o prefeito Valdemir Diógenes da Silva, e representantes das diretorias e dos institutos de ciência do campus, podem ser conferidas no canal do YouTube. Mais imagens dos eventos estão no álbum de fotos. Os registros foram realizadas pela Prefeitura e pela fotógrafa Ithala Ferreira.