Institucional
Todos os campi
12/01/2024
Na quarta-feira (10), três equipes da UFV, compostas por 28 estudantes e seis professores de diferentes cursos, embarcaram rumo à cidade de Montes Claros (MG), sede da Operação Onça Cabocla do Projeto Rondon. Ali serão desenvolvidas ações dos Conjuntos A, B e C que abrangem as seguintes áreas temáticas, respectivamente: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho; e Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo.
Vários jovens, todos com camisa amarela com mapa do Brasil em verde e segurando uma bandeira com logo da UFV posam para foto.
O Projeto Rondon é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com a participação de outros ministérios e apoio das Forças Armadas. Ele envolve ainda instituições de ensino superior, estados e municípios, e busca contribuir com a construção da cidadania e com o desenvolvimento local sustentável. Para os estudantes que participam, é uma oportunidade de vivenciar diferentes realidades do Brasil, colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula, interagir e também aprender com as comunidades e seus diferentes saberes.
Os rondonistas voluntários da UFV saíram logo cedo, na manhã do dia 10, chegando ao 55º Batalhão de Infantaria, em Montes Claros, a sede da Operação, no início da noite. Na bagagem, uma carga de expectativa e empolgação. Já no dia seguinte, as equipes dos Conjuntos A e B iniciaram as atividades de preparação das Oficinas, e a do Conjunto C, a cobertura jornalística das atividades de abertura da Operação Onça Cabocla.
Foto aérea de prédios baixos com telha de barro cercados por árvores. Em primeiro plano, linha de mastros com bandeiras. |
Foto aérea de muitos jovens, todos com camisa amarela, posando para foto ao redor de várias bandeiras colocadas no chão. |
No dia 12, foi realizada a formatura dos rondonistas que desenvolverão atividades nos municípios, de 14 a 25 de janeiro. Acompanhe as atividades da Operação Onça Cabocla por meio do Instagram do Projeto. Toda a cobertura está sendo realizada pelos estudantes do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV, que, pela primeira vez, participam do Conjunto C.
Divulgação Institucional
*O texto foi produzido com a colaboração de Raabe Miranda, estudante de Jornalismo que integra o Conjunto C do Projeto.
Cultura
Cinecom exibe filme Que Horas ela Volta?
27/05/2026
Institucional
Pesquisa busca voluntários com deficiência visual para avaliação de acessibilidade digital
27/05/2026
Institucional
UFV participa do I Fórum de Reitores Brasil-África em Brasília
27/05/2026
Institucional
PGP promove reuniões sobre RSC com servidores em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba
27/05/2026
Pesquisa busca voluntários com deficiência visual para avaliação de acessibilidade digital
27/05/2026
UFV participa do I Fórum de Reitores Brasil-África em Brasília
27/05/2026
PGP promove reuniões sobre RSC com servidores em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba
27/05/2026
Abertas inscrições para edição 2026 do Enem, uma das alternativas de acesso à graduação da UFV
26/05/2026
PRE promove VI Encontro do Fórum Permanente das Licenciaturas nesta sexta-feira
26/05/2026