Todos os campi

UFV é contemplada em dois editais para pós-graduação

08/01/2024

Os editais foram lançados pela primeira vez

A UFV recebeu, no final de dezembro, os resultados de dois editais que foram lançados pela primeira vez e irão colaborar para a qualidade dos seus programas de pós-graduação. A chamada Fapemig 009/2023-Fomento à Internacionalização das ICTMGs teve como objetivo fortalecer a internacionalização nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação em Minas Gerais. A Universidade foi contemplada com R$ 2,48 milhões, distribuídos em três anos.

Segundo o assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação (PPG), Murilo Zerbini, ainda neste início de ano, assim que a verba for liberada, a UFV deverá abrir editais internos para definir os critérios e a alocação dos recursos aos programas de pós-graduação. Ele destaca a importância de financiamentos que estimulam a formação de redes de pesquisas internacionais e promovem a experiência de doutorandos no exterior.

A Universidade também foi contemplada pelo edital do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (Proext-PG), criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A verba de R$ 550 mil visa fortalecer as ações de pós-graduação, em interface com a extensão, que promovam a interdisciplinaridade e dialoguem com diversos setores da sociedade. De acordo com Murilo Zerbini, que coordena o Programa na UFV, esta é a primeira vez que um edital incentivará a articulação entre pós-graduação e extensão, com foco nas políticas públicas que ampliam o impacto das pesquisas em diferentes comunidades.