Todos os campi

Edital publicado pelo MEC traz cronograma e regras do Sisu 2024. UFV participa com mais de três mil vagas em 66 cursos

04/01/2024

Segundo edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC), no último dia 29, as inscrições para participação no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 acontecerão de 22 a 25 de janeiro. Elas serão efetuadas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, pelo link acessounico.mec.gov.br/sisu.

Somente poderá se inscrever o candidato que tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação. Não poderão se inscrever aqueles que participaram do Enem 2023 como “treineiros”, ou seja, que não concluíram o ensino médio e fizeram o exame para autoavaliação.

O resultado da chamada regular do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A matrícula dessa chamada acontecerá de 1º a 7 de fevereiro. O candidato não selecionado poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal.

A UFV é uma das mais de 100 universidades que participarão do Sisu 2024 com ofertas de vagas e ingresso previsto para o primeiro semestre deste ano. Conforme já divulgado, a UFV disponibilizará 3.265 vagas em 66 cursos de graduação nos seus três campi (Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba). Serão 2.300 vagas para Viçosa, 400 para Florestal e 565 para Rio Paranaíba. Dessas, 1.627 serão para ampla concorrência e 1.638 para a modalidade de vagas reservadas. Todos os detalhes estão no edital que foi divulgado, em dezembro, pela UFV no link www2.pse.ufv.br.

Também em dezembro a Universidade publicou o edital para a seleção de candidatos às vagas ociosas dos cursos presenciais de graduação nos três campi, com entrada, igualmente, no primeiro semestre letivo de 2024, por meio do Sisu. São mais de 100 vagas e para concorrer a uma delas, nas modalidades de ampla concorrência e reservadas, o candidato também deverá obrigatoriamente ter participado da edição 2023 do Enem e ter manifestado interesse em participar da lista de espera do Sisu 2024, conforme normas estabelecidas no edital MEC/Sisu e no edital da UFV.